Nem sempre o futebol é justo. Entretanto, nesta quarta-feira (1º), ele foi justíssimo para o Ypiranga. O Canarinho venceu o Athletico-PR por 2 a 1, de virada, com dois gols nos acréscimos, premiando uma exibição de luxo diante de um adversário de Série A. Assim, largou em vantagem na terceira fase da Copa do Brasil, precisando de um empate na volta para conseguir uma classificação inédita às oitavas de final da competição.
— Escapamos de levar mais gols aqui hoje — admitiu o volante Erick, do Athletico, ao final do jogo.
Diante de um adversário que está entre os três melhores times do Brasil, o Ypiranga controlou o jogo em boa parte dos 90 minutos, mas foi somente nos acréscimos que conseguiu balançar as redes e buscar a vitória histórica, que deixou diretores e torcedores eufóricos. Alguns falam em melhor partida em 100 anos de vida do clube. O técnico Thiago Carvalho enalteceu o trabalho em campo. Mas fez uma ressalva:
— Estou muito feliz pela atuação, mas só vou ficar satisfeito depois que conquistarmos a classificação. Por mais que eu saiba o que representa essa vitória, vamos ter muita dificuldade no Paraná. Eu sei que preciso fazer algo muito grande ainda, para que, de fato, seja algo extraordinário pra todos nós lá no final.
Sobre a virada em Erechim, foi categórico:
— Talvez o resultado surpreende muita gente, mas eu não. Desde a minha chegada eu falo da condição do time, da qualidade, e não mudei minha fala em nenhum momento, mesmo quando as coisas não aconteciam. Hoje (quarta-feira) conseguimos marcar bem, jogar futebol e ser ofensivo mesmo depois de levar o gol. Tivemos um momento de desencaixe na marcação e oscilamos um pouco, mas passamos o segundo tempo inteiro querendo vencer — avaliou o técnico Thiago Carvalho.
Os dois gols da vitória foram marcados por jogadores que saíram do banco. Tanto Mateus Anderson quanto Fabrício foram peças fundamentais para dar um "gás à mais" na segunda etapa.
— O Mateus poderia começar de titular, mas eu fiz uma escolha de deixar ele mais uma vez no banco porque sei da importância, principalmente da força que iríamos precisar no segundo tempo. Talvez se eu não tivesse esse jogador hoje (quarta-feira) para colocar ali, ia ser mais difícil. Já falei isso aqui: eu treino todo mundo igual e dou oportunidade, isso faz todo mundo se sentir importante. Conversamos sobre isso no intervalo e encaixamos algumas situações. Acredito muito em algumas coisas no futebol e uma das coisas que eu disse para eles no vestiário, eles acreditaram: campeão vira jogo e isso aconteceu — disse.
O duelo de volta entre as equipes será no dia 22 de maio, às 20h, na Arena da Baixada, no Paraná. Apesar da vantagem, o treinador não pretende usá-la antes da hora e ressaltou a dificuldade que terá para conquistar a classificação inédita às oitavas.
— Eu acredito que dá pra ganhar lá, mas será bem difícil, isso não vai mudar. O Athletico é muito forte e tem um campo sintético que muda um pouco o jogo. Estamos estudando isso e vamos ter que adaptar bastante coisas para responder muito bem. Eu acredito na vantagem, ela é boa, mas só vou usar se precisar. Temos que ir lá para ganhar o jogo. Eu acredito que não será bom ficarmos esperando o Athletico, então vamos fazer o jogo da mesma maneira que foi aqui, tentando jogar futebol, sendo agressivos nos momentos certos, e sendo inteligentes, para que possamos vencer lá também.
Série invicta
Com o resultado positivo, o Canarinho chegou a nove jogos de invencibilidade: cinco empates e quatro vitórias. A última derrota foi em 10 de fevereiro, quando foi superado pelo Avenida em 2 a 0 pelo Campeonato Gaúcho. Isso faz com que a motivação do elenco aumente para os próximos compromissos, mas em contrapartida, aumenta a responsabilidade segundo Thiago Carvalho.
— Conquistamos isso com muito trabalho, dedicação, inteligência e com muita qualidade dos jogadores. Precisamos continuar da mesma maneira. E mais uma vez, é apenas o começo, tem muitas coisas a serem feitas, não podemos nos empolgar demais e achar que tá legal e é só isso, porque ainda estamos longe dos objetivos, por isso temos que ter constância e o pé no chão para que possamos chegar lá — concluiu.
O Ypiranga teve o jogo do final de semana adiado em função das chuvas no RS. Se o duelo contra o Náutico, em Recife, não ocorrer na semana que vem, o próximo confronto agendado para o Canarinho é contra o Figueirense, dia 13, no Colosso, pela Série C.