Pela terceira vez em sua história quase centenária, o Ypiranga tentará avançar às oitavas de final da Copa do Brasil. A missão inicia às 18h desta quarta-feira (1º), diante do Athletico Parananese, no Estádio Colosso da Lagoa. Na terceira fase da competição, a equipe que mais tiver gols no placar agregado garante a classificação, por isso o time gaúcho quer abrir vantagem já no duelo de ida.
Depois de ser eliminado em 2016 e 2022 na terceira fase da competição, o Canarinho acredita que o bom início de Série C e a sequência de oito jogos de invencibilidade poderão fazer jus diante de um grande time brasileiro para chegar às oitavas de final. No confronto inédito entre os clubes, o treinador Thiago Carvalho destacou que a mentalidade será o diferencial de sua equipe.
— Todos nós sabemos que podemos chegar mais longe se estivermos andando no mesmo caminho e bem preparados. É algo que está sendo feito naturalmente, com o esforço de todos. Disse isso algumas vezes: o tempo de trabalho muda tudo. Foram dias de trabalho, mudança de postura e de mentalidade para que tudo pudesse se encaixar da melhor maneira possível. A mentalidade de todos é estar junto, no mesmo objetivo, e de ser bem agressivo no campo. Isso é o nosso diferencial. Eu também gosto de números, então poder aumentar o período de invencibilidade será algo muito bom, porque nos desafia e motiva para seguirmos nesse caminho — destacou Carvalho.
O Ahtletico-PR, por sua vez, não entrou em campo pela Copa do Brasil nesta temporada, já que conquistou vaga direta à terceira fase pelo desempenho no Brasileirão de 2023. Apesar disso, está há três jogos sem perder e deverá impor dificuldades ao Canarinho, segundo o que projetou o treinador.
— A partida será bem difícil, o Athletico, além de ter muita qualidade, é um time muito físico, que corre bastante, então precisamos equilibrar tudo isso e fazer nosso jogo ser muito forte também. Estamos dentro de casa, temos que fazer isso valer de alguma forma, além de saber implementar a nossa ideia. A dificuldade será imensa, mas acreditamos muito no trabalho que estamos fazendo, então espero que possamos fazer um grande jogo para sairmos vencedores nessa primeira partida — concluiu.
O duelo de volta será em 22 de maio, 20h, na Arena da Baixada, em Curitiba.