Nesta sexta-feira (1º), o Passo Fundo Futsal (PFF) comemora 10 anos de vida. O clube, que recolocou a cidade na elite do futsal gaúcho, após o fim do histórico time da UPF, passou por altos e baixos nesta década.
O clube saiu de divisões inferiores, conquistou títulos e o torcedor passo-fundense, além de superar uma tragédia. GZH reuniu 10 momentos que marcaram os 10 anos de história do Passo Fundo Futsal.
1 – Fundação do Clube
No dia 1º de março de 2014, alguns esportistas da cidade e pessoas que são apaixonadas pelo futsal resolveram retomar a modalidade em Passo Fundo, a partir da formação da Associação Passo Fundo de Futsal.
2 – Conselho Ativo
Outro movimento fora de quadra para manter e gerir o clube foi a criação de um grupo de conselheiros ativos. É um grupo de aproximadamente 200 pessoas e entidades, que contribuem financeiramente com o clube e, também, ajudam no planejamento e tomadas de decisão no Passo Fundo Futsal.
— Esse quadro de conselheiros vem sendo ampliado, remodelado ao longo desses 10 anos, mas sempre mantendo uma essência de que o clube é de todos. Ou seja, a participação se dá de forma coletiva, a decisão é coletiva e eles ajudam também no financiamento da atividade esportiva – explicou o presidente Márcio Patussi.
3 – Conquista da Série Prata
A primeira grande conquista do Passo Fundo Futsal foi a Série Prata, em 2018. Na grande decisão, o time enfrentou a AMF, de Marau, e conquistou o título na prorrogação.
4 – Acidente trágico
Em 2019, aconteceu a maior tragédia da história do clube. O Passo Fundo havia jogado em Uruguaiana pela Liga Gaúcha. Após a derrota por 4 a 0, o time retornava à Região Norte do Estado na madrugada do dia 14 de julho, quando o ônibus que levava a delegação sofreu um acidente, na BR-472, em Itaqui.
O ala Radaeli, 22 anos, não resistiu aos feirmentos e morreu no local. Atletas e membros da comissão técnica ficaram feridos. O acidente comoveu o mundo salonista. O velório do jogador aconteceu no ginásio Capingui.
— O clube lamentou muito, sofreu muito, a torcida sofreu com relação a essa perda de um jogador, que era um expoente e era uma pessoa muito querida aqui na nossa comunidade — recorda Patussi.
5 - Campeão da Série Ouro
O primeiro título de expressão do Passo Fundo Futsal aconteceu em 2020. No entanto, a maior conquista do clube foi sem a presença do seu torcedor, por conta da pandemia. Na grande final, o time enfrentou a Assoeva. Depois de vencer por 4 a 0, em Venâncio Aires, confirmou o título com outra vitória por 3 a 1 no Ginásio Capingui.
6 - Campeão da Copa RS
Apenas cinco dias após conquistar a Série Ouro 2020, o Passo Fundo Futsal voltou a levantar outra taça. Desta vez, foi a Copa RS. O título veio depois da goleada por 4 a 0 sobre a AMF, no Ginásio Capingui.
7 - Campeão da Taça Farroupilha Norte
Outra conquista importante para o jovem clube de futsal foi em 2022, quando venceu a Taça Farroupilha - Região Norte. O Passo Fundo enfrentou o Guarany, de Espumoso, na grande final. O título veio na decisão por pênaltis com vitória dos passo-fundenses por 5 a 3.
8 – Mudança para a Arena Comercial
O ano de 2023 ficou marcado pelas novidades na história do Passo Fundo Futsal. A primeira delas foi logo no início do ano. Em março foi inaugurada a Arena do Clube Comercial. Um ginásio moderno, que atende aos padrões das maiores competições do país.
A partir daquele momento, o clube deixou de mandar os seus jogos no Capingui e no Sest-Senat e passou a jogar no novo local. Inicialmente, havia o temor de perder parte do público que acompanhava o time nos anos anteriores, por conta da distância do centro e das arquibancadas com cadeiras. Porém, a aceitação dos torcedores foi acima do esperado e a nova casa rapidamente virou uma fortaleza do time. O Passo Fundo não perdeu nenhuma partida na Arena Comercial, jogando pelo Gauchão e Copa dos Pampas.
9 – Maior torcida do Estado
De casa nova e com um time que correspondia dentro de seus domínios, a torcida comprou a ideia. Em 2023, nenhum jogo do Passo Fundo Futsal teve menos do que mil torcedores na Arena Comercial. Nos jogos decisivos do Gauchão e Copa dos Pampas, as partidas tinham lotação máxima. A média de público na temporada foi superior a 2.100 torcedores por jogo. A Liga Gaúcha reconheceu como a maior média de torcedores no Gauchão do ano passado.
10 - Confirmação da vaga no Brasileirão
Em 2023, o Passo Fundo iniciou as negociações para alçar voos mais altos. O clube levantou a possibilidade de participar da Liga Nacional de Futsal do ano seguinte. Inclusive, recebeu vistorias de dirigentes da competição. No entanto, depois que a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou a criação de um Campeonato Brasileiro, o clube mudou o foco.
Em dezembro, aconteceu o anúncio oficial e o Passo Fundo Futsal foi confirmado como um dos 20 times que irão participar da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal. Uma competição que reúne clubes de todas as regiões do país, sendo 10 deles tradicionais do futebol brasileiro. O campeonato ainda renderá premiação ao campeão e a possibilidade de uma vaga na Libertadores da América.