Correção: o acidente ocorreu no município de Itaqui, e não em São Borja, como informado entre 5h17min e 9h27min deste domingo. O texto já foi corrigido.
O ônibus que levava o Passo Fundo Futsal, time profissional de Passo Fundo, envolveu-se em um acidente na madrugada deste domingo (14) no km 430,8 da BR-472, em Itaqui. Um dos jogadores, o ala Pablo Yago Radaeli, 22 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O ônibus saía de Uruguaiana e voltava a Passo Fundo.
Inicialmente, havia sido divulgado que outras três pessoas foram encaminhadas ao Hospital Ivan Goulart, em São Borja, em estado grave. A assessoria de imprensa do clube informou, no começo desta manhã, que um jogador e um integrante da direção já foram atendidos e liberados.
Permanece internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) o roupeiro Sandi Vieira. Ele quebrou 11 costelas, sete do lado direito e quatro do esquerdo. Além disso, Sandi fraturou os dois braços e teve uma perfuração no pulmão, o que requer o uso de dreno. Ele deixou a cidade às 15h30 para ser atendido em Passo Fundo.
Todos os passageiros do ônibus estão passando por exames – alguns, em número que o clube ainda não sabe precisar, tiveram braços e costelas quebrados.
Radaeli, natural de Novo Hamburgo, chegou ao clube em fevereiro e era o artilheiro do time nesta temporada, com 15 gols. Anteriormente, ele havia passado pelo Minas Tênis Clube, de Belo Horizonte, pela Associação Esportiva Uruguaianense, de Uruguaiana, e pela ASIF, de Ibirubá.
Os atletas haviam disputado um jogo contra o Uruguaianense, pela Liga Gaúcha. Depois de perder por 4x0, retornavam de Uruguaiana. Acionados às 2h12min, os bombeiros de São Borja chegaram ao ponto onde estava o ônibus em menos de 30 minutos, quase ao mesmo tempo que socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo relatos dos soldados de plantão, o coletivo, que transportava 15 pessoas, teria saído da pista, caído em um barranco – de cinco a oito metros de altura –, na lateral da via, e tombado.
Em nota, a direção do Passo Fundo Futsal lamentou o ocorrido e afirmou que, "consternada", está dando assistência a familiares e torcedores no Ginásio do Capingui. "É um momento de dor e tristeza que nunca gostaríamos de estar passando", diz o texto. Mesmo com a derrota, a primeira na competição, o time passo-fundense continua na liderança.