O Passo Fundo Futsal (PFF) iniciou as atividades para a temporada 2024 na tarde desta segunda-feira (5). O elenco e a comissão técnica se apresentaram com foco no ano que promete ser histórico para o clube.
O elenco conta com 18 jogadores, sendo 14 remanescentes de 2023 e outros quatro contratados. Eles serão comandados pelo técnico Flavinho Cavalcanti, que estava no Horizontina e chega para substituir Tiago Bortolon.
O grupo foi recepcionado pela diretoria e apoiadores do clube. O presidente Marcio Patussi iniciou a conversa com o grupo ressaltando a importância da temporada 2024, que deverá ser emblemática. O PFF completa 10 anos no dia 1º de março e participará da primeira edição do Campeonato Brasileiro de Futsal, que será organizado pela CBFS. Ele ainda revelou para os atletas que o sorteio dos grupos será realizado no dia 24 de fevereiro.
— Vai ser um campeonato com muitas viagens. São 14 times das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Então, vai ter muita viagem esse ano. A gente tem que ter uma boa preparação para enfrentar isso. Vamos topar esse desafio — comentou o presidente.
O secretário de esportes de Passo Fundo, Gilberto Bellaver, e o supervisor de futsal, Maurício Schleder, também falaram saudaram brevemente os jogadores. Por fim, Flavinho Cavalcanti ressaltou a evolução do Passo Fundo nas últimas temporadas.
— Quem acompanhou o Passo Fundo vê que, ano a ano, vem evoluindo. Esse ano estamos vendo o PFF levar o seu nome em nível nacional, que é jogar no Brasileirão. É um passo importante. E que bom que estamos aqui. Só que não adianta a gente passar por essa fase, temos que colocar a nossa marca. Isso vai depender muito de duas situações: do ambiente que a gente vai conseguir criar entre nós, e o nosso trabalho do dia a dia — pontuou.
— Todo mundo vai querer ganhar o Brasileirão. A questão é o que vai ser feito pra ganhar esse Brasileiro. Nosso dia a dia tem que ser o melhor e isso ja começa hoje. Nesse exato momento, enquanto a gente faz a apresentação tem outros times treinando — concluiu o treinador.
Imediatamente após a conversa, os jogadores começaram a realizar os primeiros testes e trabalhos físicos com a comissão técnica. Além do Brasileirão, o PFF irá participar da Super Taça Farroupilha, Taça Farroupilha, Gauchão e Copa RS. Existe a possibilidade de o time competir também na Copa Sul, competição que dá ao campeão uma vaga para a Supercopa.