Com ginásio lotado, a equipe feminina B&8/UPF dominou a final e conquistou pela terceira vez o Campeonato Gaúcho de Vôlei em jogo contra o Sogipa, de Porto Alegre. O time passo-fundense venceu por três sets a zero, mantendo a soberania na competição, levando o título de forma invicta.
Equipado de levantadoras habilidosas, o B&8/UPF venceu com folga os dois primeiros sets, com placares de 25 a 11 e 25 a 17. Foi após o intervalo que o time deixou a torcida próximo do nervosismo. O público ajudou a embalar os pontos que foram conquistados de forma acirrada, até a vitória e consagração do título, com placar final de 25 a 22.
O principal motivo na diferença do terceiro set foi a estratégica usada pelo técnico Gilberto Bellaver, que fez substituições para que as atletas do banco pudessem participar do jogo da final. Mesmo ousada, a movimentação havia sido calculada previamente, em estudo feito pela equipe.
— Trabalhamos as últimas três semanas exclusivamente pensando nas ações da Sogipa. Então vieram com uma central de surpresa, mas conseguimos neutralizar elas. Nossas jogadoras sabiam que, em alguns momentos, poderiam ter uma ou duas funções. Mas deu certo, fizemos o jogo acontecer — resume.
A disputa em casa foi finalizada com festa, colando a terceira estrela ao brasão da equipe.
— É uma emoção muito grande, porque o último campeonato foi em 2017, então estamos retomando e é gratificante. Estamos desde março treinando, e a nossa preparação nos trouxe até aqui, estou muito emocionada — relata a oposta Alessandra Carina Barbosa Ornelas.
A B&8/UPF havia conquistado o título estadual em 2015 e 2016. Em 2017, aconteceu a última edição do campeonato feminino e desde 2018 não era realizado. Agora, a ambição é disputar a Superliga C pela primeira vez
— A partir de agora, nossa meta é jogar a Superliga C. Este será nosso primeiro degrau para alcançarmos lugares cada vez mais importantes — finaliza o treinador Bellaver.