Depois de 181 jogos e 1.041 gols anotados, começa neste domingo (3), às 11 horas, a grande decisão do Gauchão de Futsal 2023. A Associação Esportiva Uruguaianense (AEU) enfrenta a ACBF, no Ginásio Oscar Miranda Schmidt (o Schimitão), em Uruguaiana.
Mais de 1,6 mil torcedores, que serão o combustível da equipe da Fronteira, são esperados para acompanhar a final que colocará frente à frente os dois times de melhor campanha até aqui. A partida será transmitida na Rádio Gaúcha, ao vivo, e com imagens, pelo YouTube de GZH.
A partida de volta, que vai definir o grande campeão, está marcada para ocorrer no outro domingo, dia 10, também às 11 horas. O palco será a casa da Laranja Mecânica, o Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa. Na primeira fase, as duas equipes se enfrentaram no palco do jogo deste domingo, com goleada da Uruguaianense por 6 a 2.
A Uruguaianense, que fez uma campanha sólida ao longo da competição e contou com o apoio da torcida como seu sexto jogador, é uma estreante em decisões em 33 anos de história, almejando a sua primeira conquista.
Já de outro, está ninguém menos que a grande grife do futsal gaúcho e brasileiro: a ACBF de Carlos Barbosa, que busca o seu 15º troféu estadual e está na 21ª final disputada. É a atual vencedora e o time que mais vezes levantou a taça. Ano após ano, inclusive, apresenta o maior investimento entre os clubes gaúchos. No entanto, nesta temporada, busca no Gauchão o seu grande trunfo para brindar o torcedor com um troféu, já que foi eliminada nas quartas de final da Liga Nacional de Futsal (LNF) e na semifinal da Copa RS. O técnico André Bié, da ACBF, segue sem poder contar com o goleiro Pedro Bianchini, o fixo Daniel, lesionados. O pivô Dill está de volta.
As campanhas
Por ter a maior somatória de pontos, o time de Carlos Barbosa terá direito a decidir o campeonato em casa. Considerando que o Atlântico, que liderou a primeira fase, foi eliminado ainda nas oitavas de final, a equipe de Carlos Barbosa chega à decisão com a melhor campanha. São 19 vitórias, dois empates e duas derrotas, soma 59 pontos nos 23 jogos disputados (contabilizando primeira fase e mata-mata). O time treinado por André Bié tem 89 gols marcados e 41 sofridos.
"A vontade e o ímpeto de vencer é o que vai dificultar o jogo para ambos os lados
WILLIAN PERU
Fixo da ACBF
Já a Uruguaianense, treinada por Fabinho Gomes, tem 52 pontos. Em 23 jogos, são 17 vitórias, um empate e cinco derrotas, com 91 gols marcados e 53 sofridos. Em quadra, os dois confrontos entre os times também terão goleadores dispostos a balançar as redes.
Pelo lado de Carlos Barbosa, Pedro Rei e Fernando são os goleadores, com 15 gols cada. A equipe da Fronteira Oeste tem como um dos goleadores do Gauchão 2023 o pivô Xitão, que marcou com 11 gols. Na primeira fase, Uruguaianense e ACBF se enfrentaram pela 11ª rodada, com vitória do time de Uruguaiana por 6 a 2; a partida foi disputada no Ginásio Schimitão.
Nos mata-matas, as campanhas são um pouco diferentes, já que o time de Carlos Barbosa venceu todos os seis jogos disputados. Nas oitavas de final, por exemplo, a Uruguaianense venceu os dois jogos diante do Marau (5 a 2 e 7 a 1), enquanto a ACBF despachou o Novo Barreiro também com dois triunfos (4 a 1 e 4 a 0).
Já nas quartas, a AEU enfrentou o Carazinho e perdeu a primeira partida por 7 a 1, mas na volta, em casa, aplicou 5 a 2 e, nos pênaltis, fez 4 a 1, garantindo lugar na semifinal. O time da Serra, por sua vez, não encontrou dificuldades para eliminar a Afucs de Seberi, e venceu os dois jogos: 7 a 3 e 5 a 2.
"É a melhor expectativa possível. Vamos enfrentar um gigante do futsal, mas a gente sabe da nossa força. Faltam dois degraus para coroarmos essa campanha
PEDRO TORRES
Pivô da Uruguaianense
Nas semifinais, a equipe de Uruguaiana eliminou o Passo Fundo. Perdeu o primeiro jogo por 4 a 1, no jogo de ida, mas na volta fez 3 a 0 — e 1 a 0 na prorrogação —, garantindo lugar na decisão. Já a multicampeã ACBF, superou o Sercca, de Casca, vencendo as duas partidas pelo mesmo placar: 3 a 1.
Jogadores projetam o primeiro duelo
Experiente, Willian Peru, fixo da ACBF, sabe das dificuldades que o time vai encontrar em quadra no primeiro duelo da decisão.
— A torcida e o time da Uruguaianense estão empolgados com essa decisão. Vai ser um espetáculo maravilhoso no ginásio. E o fato deles (AEU) não ter chegado antes até uma final não muda o foco que vamos ter. Precisamos estar concentrados e dar o nosso melhor. Será um jogo muito difícil — projeta o atleta da equipe de Carlos Barbosa.
— É um confronto importante, queremos vencer para coroar o trabalho feito neste ano. Queremos coroar para começar a próxima temporada de maneira motivada. Estamos focados para buscar a 15ª taça para a ACBF.
Autor do gol da classificação contra o Passo Fundo, o pivô Pedro Torres, da Uruguaianense se diz empolgado com o primeiro jogo da final.
— É a melhor expectativa possível. Vamos enfrentar um gigante do futsal, mas a gente sabe da nossa força. Faltam dois degraus para coroarmos essa campanha. Estamos focados demais nestes dois jogos, para dar o melhor para a Uruguaianense e para essa torcida apaixonada. Quanto ao gol da vaga, que marquei contra o Passo Fundo, não tem palavras para descrever esse feito. Foi algo sensacional, poder retribuir o carinho dessa torcida incrível e, no final, a emoção maior ainda em ver essa torcida festejando.
Números da competição
- 181 jogos
- 1041 gols / média de 5,75 gols por partida.
- Goleador: Matheus Gaúcho (Passo Fundo), 20 gols