Em qualquer esporte coletivo, os números e estatísticas servem como um abalizador, mas nem sempre traduzem a lógica do esporte. Dentro das quatro linhas tudo pode mudar, e isso pode se aplicar à grande decisão do Gauchão de Futsal 2023.
Neste domingo (3), às 11h, a Uruguaianense recebe a ACBF de Carlos Barbosa, no Ginásio Gilberto Oscar Miranda Schmidt (o Schimitão), em Uruguaiana. Este será o primeiro jogo da final. A volta está marcada para o dia 10, no mesmo horário, em Carlos Barbosa.
Na decisão, estão as duas equipes de melhor campanha até aqui na competição, considerando que o Atlântico, que liderou a primeira fase, foi eliminado ainda nas oitavas de final. O time de Carlos Barbosa, com 19 vitórias, dois empates e duas derrotas, soma 59 pontos nos 23 jogos disputados (contabilizando primeira fase e mata-mata). O time treinado por André Bié tem 89 gols marcados e 41 sofridos.
Já a Uruguaianense, com a soma da pontuação da primeira e das fases eliminatórias, tem 52 pontos. Em 23 jogos, são 17 vitórias, um empate e cinco derrotas, com 91 gols marcados e 53 sofridos. Em quadra, os dois confrontos entre os times também terão goleadores dispostos a balançar as redes.
Pelo lado de Carlos Barbosa, Pedro Rei e Fernando são os goleadores, com 15 gols cada. A equipe da Fronteira Oeste tem como um dos goleadores do Gauchão 2023 o pivô Xitão, que marcou com 11 gols. Na primeira fase, Uruguaianense e ACBF se enfrentaram pela 11ª rodada, com vitória do time de Uruguaiana por 6 a 2; a partida foi disputada no Ginásio Schimitão.
Números dos finalistas do Gauchão de Futsal 2023
URUGUAIANENSE
- 23 jogos
- 17 vitórias (sendo 12 em casa)
- 1 empate
- 5 derrotas
- 91 gols marcados
- 53 gols sofridos
- Pontuação total: 52 pontos
- Artilheiro: Xitão (11 gols)
ACBF
- 23 jogos
- 19 vitórias
- 2 empates
- 2 derrotas
- 89 gols marcados
- 41 gols sofridos
- Pontuação total: 59 pontos
- Artilheiros: Pedro Rei e Fernando (15 gols cada)
Transmissão das finais
Desde a fase de oitavas de final do Gauchão de Futsal 2023, o torcedor apaixonado pelo futsal do Rio Grande do Sul pôde acompanhar todas as transmissões, em vídeo, pelo YouTube de GZH. Agora, nos dois jogos da decisão, você poderá acompanhar transmissão também pela Rádio Gaúcha.