Emoção não vai faltar nos dois jogos da final do Gauchão de Futsal 2023. Dos 18 times que iniciaram a competição, restaram apenas dois. De um lado, está o representante da Fronteira Oeste e do outro a grande grife do futsal gaúcho e brasileiro. Uruguaianense e ACBF começam a decidir, neste fim de semana, o Gauchão de Futsal 2023.
O primeiro jogo será no próximo domingo (3), às 11h, no Ginásio Oscar Miranda Schmidt (o Schimitão), em Uruguaiana. Enquanto a partida de volta, que vai definir o grande campeão, está marcada para ocorrer no outro domingo, dia 10, também às 11 horas, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa.
O ginásio, em Uruguaiana, deve pulsar com o jogo de ida entre as duas melhores equipes da competição nesta temporada. Apaixonada por futsal, a torcida fronteirista, que está otimista com a classificação sobre o Passo Fundo Futsal (PFF), fará da euforia o seu grande combustível para incentivar a Uruguaianense a construir um resultado favorável contra Carlos Barbosa. Situação que deve se repetir na cidade da Serra, acostumada com decisões e conquistas.
O caminho até a decisão
ACBF
A ACBF de Carlos Barbosa é a atual campeã da competição e, sem grandes surpresas, foi o primeiro time a garantir lugar na decisão. Venceu todos os jogos do mata-mata. Nas oitavas de final, despachou o Novo Barreiro com duas vitórias (4 a 1 e 4 a 0); já nas quartas, o time de Carlos Barbosa superou a Afucs, de Seberi, vencendo a ida por 7 a 3 e a volta por 5 a 2. E, nas semifinais, deixou o Sercca, de Casca, pelo caminho, vencendo as duas partidas pelo mesmo placar: 3 a 1 — agregado de 6 a 2. Por ser o finalista com melhor campanha geral — na primeira fase foram 13 vitórias, dois empates e duas derrotas—, o time da Serra vai decidir em casa o campeonato.
Uruguaianense
Já o time da Fronteira Oeste chegou à final após uma primeira fase sólida. A equipe terminou em terceiro lugar, com 40 pontos — um a menos que a ACBF —, com 13 vitórias, um empate e três derrotas. Nas oitavas de final, venceu os dois jogos do Marau (5 a 2 e 7 a 1); nas quartas enfrentou o Carazinho e perdeu a primeira partida por 7 a 1, mas na volta, em casa, aplicou 5 a 2 e, nos pênaltis, fez 4 a 1, garantindo lugar na semifinal. No duelo que reeditou a websérie A Paixão Gaúcha pelo Futsal, a Uruguaianense perdeu para o Passo Fundo Futsal por 4 a 1 no jogo de ida, mas na volta fez 3 a 0 — e 1 a 0 na prorrogação —, garantindo lugar na decisão.
Transmissão das finais
Desde a fase de oitavas de final do Gauchão de Futsal 2023, o torcedor apaixonado pelo futsal do Rio Grande do Sul pôde acompanhar todas as transmissões, em vídeo, pelo YouTube de GZH. Agora, nos dois jogos da decisão, você poderá acompanhar transmissão também pela Rádio Gaúcha.