Preparador de goleiros do Atlântico há oito anos, Igor Braga fará parte da comissão técnica da seleção brasileira sub-20 na disputa do Sul-Americano da modalidade. A competição será realizada na Venezuela, entre os dias 9 e 17 de setembro, mas antes disso haverá preparação em Paranaguá, no Paraná. Igor viajou na sexta-feira (1) para a cidade paranaense, onde se juntou com o restante da delegação. Esta é a sexta convocação dele.
Igor Braga chegou a Erechim em 2010 para compor o elenco do Atlântico, onde foi goleiro da equipe até 2014. Em 2012, além dessa função, era preparador dos demais colegas. Em 2015, ele resolveu encerrar a carreira como atleta profissional e se dedicar à nova atividade.
A recompensa veio cedo. À partir de 2017, Igor começou a colecionar passagens como preparador de goleiros da seleção brasileira de futsal. A convocação para o Sul-Americano na Venezuela é a sexta.
— Na primeira convocação, a gente estava num jogo estadual, eu fiquei bastante nervoso e assustado, porque não esperava, para mim era muito cedo, estava recém começando. Depois, fui sendo chamado novamente para outras competições. Inclusive, ano passado trocou praticamente toda a comissão técnica e somente eu permaneci dos antigos. Fico muito feliz pela minha trajetória até aqui — destacou Igor.
Além de preparador, Igor é analista de desempenho do Atlântico e também da Liga Nacional de Futsal (LNF). Ele ajudou a comissão técnica da seleção na escolha da convocação dos atletas e comentou como o processo é feito:
— Eu e demais membros da comissão técnica monitoramos mais de 200 atletas. Acompanhamos diversos jogos de cada um dos jogadores que tínhamos na lista e tentamos ser coerente nas convocações, de escolher quem realmente está bem no momento.
O Brasil já se consagrou campeão do Sul-Americano Sub-20 sete vezes e vai em busca do oitavo título. No Grupo B da competição, a seleção irá enfrentar Bolívia, Chile, Paraguai e Peru na primeira fase. As duas melhores seleções de cada chave avançam para as semifinais.
— Esperamos fazer uma boa primeira fase, que possa nos levar para a semifinal, final e conquistar o título, assim continuando com a hegemonia no sub-20. A conquista de mais um Sul-Americano será muito importante — finalizou Igor.