No final de junho, a FIFA anunciou a sede para a Copa do Mundo de Futsal 2024. A entidade optou pelo Uzbequistão para receber os jogos do torneio mais importante da modalidade. Fato que pegou muitos de surpresa, inclusive o técnico da Seleção Brasileira, Marquinhos Xavier.
Antes do anúncio, havia a expectativa nos bastidores de que a competição pudesse ocorrer em um país africano pela primeira vez, o que de fato não aconteceu.
- Até certa forma foi surpreendente, uma vez que todos apontavam nos bastidores uma proximidade com o Marrocos. O país se credenciava a ser sede até por uma questão política. A FIF também se inclinava para isso. Seria a primeira vez que o Mundial seria realizado em continente africano. Mas surpreendentemente a FIFA anunciou o Uzbequistão como sede – comentou Marquinhos Xavier.
Não é a primeira vez que a FIFA escolhe um país que não tem tradição na modalidade. A última Copa do Mundo, por exemplo, aconteceu na Lituânia, em 2021. Na ocasião, os jogos foram marcados pela baixa presença do público nas arquibancadas. No entanto, Xavier acredita que possa ser uma oportunidade de difundir o futsal nestes países.
- Sempre tem dois lados. Levar a Copa para países que não tem tanta tradição, talvez fomente ainda mais a modalidade. Por outro lado, a gente viveu na Lituânia uma ausência de público, por não ser uma modalidade muito praticada no país. Isso atrapalha a visibilidade do futsal. Todo mundo quer que o público físico seja presente. É importante também para o atleta ver um ginásio lotado, com bom público. Isso também vende uma imagem para o público geral de que essa modalidade realmente tem uma profusão. Quando você vê o ginásio vazio, parece que não é tão atrativo para quem assiste em casa. Esses dois casos precisam ser negociados. Em 2024, não acredito que tenhamos um nível de público muito diferente do que foi na Litania. A menos que a FIFA faça um programa de desenvolvimento do esporte até setembro de 2023. Aí talvez teríamos uma surpresa com ginásios lotados com bom público - ressaltou.
Porém, o treinador acredita que a escolha pelo Uzbequistão para sediar o torneio possa ser interessante devido ao bom nível técnico da seleção do país. Inclusive, em fevereiro deste ano, o Brasil fez dois amistosos contra o Uzbequistão, em Carlos Barbosa, e ambos foram vencidos pela Canarinho.
- Também acredito que seja uma escolha legal. É uma equipe do centro da Ásia, mas que tem uma característica muito forte do leste europeu. Pode ser um mundial atraente. Não conheço as instalações e equipamentos que o país tem, mas a FIFA normalmente é criteriosa com relação a isso. Creio que se foi feita escolha, atende os requisitos.
A Copa do Mundo de Futsal acontecerá entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro de 2024. Ao todo, 24 países participam da competição. Serão quatro asiáticos, quatro sul-americanos, sete europeus, um da Oceania, três africanos e quatro da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe).
GZH Passo Fundo
Entre em contato conosco: