Prevista para acontecer entre 14 de setembro e 6 de outubro de 2024, a próxima Copa do Mundo de Futsal já tem sede definida: será no Uzbequistão. A informação foi divulgada após reunião do Conselho da Fifa, nesta sexta-feira (23), na Suíça.
"Lobos Brancos", como são conhecidos os uzbeques, participaram da Copa do Mundo de Futsal pela primeira vez em 2016 e chegaram à fase eliminatória em 2021, perdendo um dos jogos mais emocionantes da história do torneio, 9 a 8 para o Irã, nas oitavas de final. Foi vice-campeão da Copa Asiática por quatro vezes.
— Este é um momento muito especial para a Fifa, pois será a primeira Copa do Mundo no Uzbequistão, expandindo o número de países que já sediaram um torneio da entidade e apoiando a missão da Fifa de se tornar verdadeiramente global — disse Jaime Yarza, diretor de Torneios da federação.
Localizado na Ásia Central, o Uzbequistão é um país da antiga república soviética, com uma população estimada em aproximadamente 33 milhões de habitantes.
Formato de disputa
Estarão na Copa, 24 países. Serão quatro asiáticos, quatro sul-americanos, sete europeus, um da Oceania, três africanos e quatro da Concacaf (Américas do Norte, Central e Caribe). Na primeira fase, os times serão divididos em seis grupos de quatro. Os dois primeiros de cada grupo, juntamente com os quatro melhores terceiros colocados, passarão à fase eliminatória. A partir daí, serão disputadas as oitavas de final, quartas de final, semifinais, disputa de terceiro lugar e final.
O Brasil venceu a Copa pela última vez em 2012. São cinco conquistas brasileiras no total, desde que a Fifa passou a administrar o Mundial (1989, 1992, 1996, 2000 e 2012). A atual campeã é Portugal, que venceu em 2021, na Lituânia. A Espanha tem duas conquistas, em 2004 e 2008, e a Argentina uma, em 2016.