O time do Planalto Rugby, de Passo Fundo, está retomando as suas atividades depois de quase três anos parado em função da pandemia. Neste final de semana, o time já disputa o seu primeiro torneio, marcando esse retorno.
O clube disputa o Guaíba Seven’s, no domingo (30), em Guaíba. O torneio vai reunir quatro equipes do Rio Grande do Sul. A competição é diferente da modalidade normal, pois será disputada somente com sete atletas em cada equipe. É o tipo de competição ideal para quem está retornando, como observa o técnico da equipe Marcelo Ramos:
— Temos alguns atletas novatos no grupo. A intenção é fazer eles estrearem no campeonato, engajar e fazer parte do clube. Ninguém gosta de treinar por treinar. É preciso jogar, por isso será um torneio importante. Será bom para conhecerem a logística do rugby na viagem, como é a concentração para um jogo e o grito de guerra — destacou.
Conforme o treinador, o objetivo é contar com 45 atletas na equipe adulta nos próximos meses. O clube também projeta ter de volta a equipe feminina com 21 jogadoras. Além disso, há um trabalho para a retomada das categorias de base.
Em busca de novos atletas
O time está treinando desde o início deste ano no campo do 3º RPMon, da Brigada Militar. Hoje o grupo conta com 15 atletas e, conforme a presidente Stephanie Biavatti, o clube está à procura de novos jogadores para compor o elenco. Para isso, basta ir até o local dos treinos, aos sábados, às 15h.
— O Rugby é um esporte democrático para todos os gostos e para todos os corpos. Precisa desde o jogador mais leve até o cara pesado — comentou Stephanie.
O treinador do time reforça que não é necessário conhecimentos prévios do esporte para iniciar os treinos.
— A gente faz esse chamamento para quem quer conhecer o esporte. Procuramos também pessoas sem experiência para que a gente possa ensinar e quem sabe fazer parte do elenco para termos uma equipe mais competitiva. Além do bem-estar e lazer que isso proporciona para as pessoas. É esporte para todos — argumentou.
A retomada
Fundado em 2011, o Planalto Rugby disputava competições estaduais. Em 2017, foi campeão da segunda divisão do Estadual, conquistando o acesso à elite do rugby gaúcho. Para voltar a fazer parte do calendário oficial de eventos, os membros do time estão buscando reorganizar as questões burocráticas neste ano. A ideia é reativar o CNPJ para iniciar as buscas por novos patrocínios. O segundo passo é reestruturar a captação de atletas e reaproximar o time da comunidade com oficinas nas escolas.
Segundo Stephanie, o Planalto Rugby pretende resgatar o período quando um dos principais programas das tardes de sábado, em Passo Fundo, que eram os jogos do time no 3º RPMon.
— Um dos pilares do rugby é essa proximidade com as pessoas. É um esporte familiar. A gente convida para levarem sempre os parentes dos atletas para irem aos jogos e as partidas acabam virando um programa de família. Vamos voltar a ter aquele ambiente familiar para a comunidade fazer parte — encerrou a presidente do time.