A prefeitura de Passo Fundo anunciou na sexta-feira (15) dois cursos de capacitação para motofretistas e taxistas da cidade. As aulas serão ofertadas pelo Sest/Senat até dezembro.
Ao todo, são 240 vagas, sendo 120 para motofretistas e 120 para taxistas. A prefeitura vai subsidiar 80% dos cursos, o que reduz os custos para os profissionais das duas áreas.
As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (18), junto ao Sest/Senat, na Estrada Perimetral Sul, 600. Em caso de dúvidas, basta ligar para (54) 3327-3418.
Conheça os cursos
Capacitação para motofretistas
- Carga horária: 30h (25h teóricas e 5h práticas)
- Conteúdos: noções básicas de legislação, segurança, saúde, transporte de cargas e responsabilidade social
- Vagas: 120 (oito turmas com 15 alunos cada)
- Turmas: manhã e tarde
- Valor: R$ 52 por aluno
Segundo o secretário de Desenvolvimento, Diorges Oliveira, o curso já começa a ser ministrado na próxima semana.
— Teremos oito turmas com 15 alunos cada, o que significa que esses profissionais poderão se inscrever e se aperfeiçoar até dezembro. A partir do curso, os motofretistas receberão um apontamento na carteira de habilitação dizendo que estão preparados para realizar o transporte remunerado — pontuou.
Capacitação para taxistas
- Carga horária: 28h
- Conteúdos: direção defensiva, relações humanas, primeiros socorros e mecânica e elétrica básicas
- Vagas: 120 (oito turmas com 15 alunos cada)
- Valor: R$ 52 por aluno
Hoje Passo Fundo tem 123 permissionários de táxi. Cada um pode incluir até dois condutores auxiliares, e a prefeitura exige que esses motoristas também tenham o curso, esclareceu Oliveira. A formação já é realizada há cinco anos, disse o presidente da Associação dos Taxistas de Passo Fundo, Jair Embarach.
— A renovação é importante, uma vez que temos muitos profissionais novos. É uma qualificação até para que o passageiro saiba com quem está andando — afirmou.