Alunos e funcionários do Instituto Estadual Ernesto Ferreira Maia, em Fontoura Xavier, no norte no Estado, comemoraram o fim das obras na rede elétrica da instituição, que deixou mais de mil estudantes sem luz por um ano. Na próxima quinta-feira (24), a escola promove um ato de celebração para inaugurar a nova rede elétrica.
O problema começou em julho de 2022, quando curtos circuitos levaram a 3ª Coordenadoria Regional de Obras Públicas (CROP) a interditar a rede de energia da escola. Desde então, a escola passou a abrir somente durante o dia, quando havia luz solar, e todas as aulas noturnas passaram ao modo online.
— Tivemos que nos adaptar. Os dias mais complicados eram aqueles cujo tempo estava fechado. Mas os professores elaboraram dinâmicas para que não fosse necessário escrever no quadro para passar o conteúdo. À noite, eles complementam as atividades enviando materiais de apoio aos alunos. Apesar das dificuldades, em nenhum momento as aulas foram suspensas — disse a diretora Eliane da Rosa Baptista.
O ginásio da instituição não foi afetado pelos problemas elétricos e, por isso, foi transformado no setor administrativo e cozinha da instituição. Segundo Baptista, a energia voltou no primeiro dos quatro prédios já em junho. Os demais voltaram gradativamente até a última sexta-feira (18), quando a obra total foi concluída.
— Foram dias bastantes difíceis. No início parecia que não iríamos conseguir superar essa fase, mas com a força e empenhada dos alunos, professores e toda a comunidade passamos por essa situação. É uma conquista da comunidade — disse a diretora.
Toda a reforma foi feita pelo governo do RS. O custo total foi de R$ 506 mil.
Ganhou laboratório
O Instituto é a única escola estadual da área urbana do município e funcionava desde julho do ano passado com a luz desligada. Em outubro, após a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) autorizar uma ordem de serviço, a empresa vencedora da licitação das obras iniciou os trabalhos de reforma, que iriam até fevereiro deste ano.
Contudo, os reparos pararam em dezembro depois que a empresa solicitou um aditivo de R$ 64 mil para prosseguir com os consertos e melhorias no ginásio e em um dos prédios. Após cinco meses, os trabalhos foram retomados em maio deste ano e concluídos neste mês.
Na quinta-feira (24), dia que a escola comemora a inauguração da rede elétrica, também deve inaugurar um laboratório de informática. O espaço foi revitalizado e conta com 22 computadores novos, ar condicionado, televisores, fotocopiadora e impressora. O projeto é resultado de uma emenda parlamentar.
No mesmo dia a escola promove a abertura do 2° Festival do Conhecimento. O evento deve contar com atividades artísticas, científicas e culturais pelos estudantes e está marcado para começar às 13h30min, na escola.