Desde 2006, a Escola Estadual de Ensino Fundamental André Lupatini, de Espumoso, no norte do RS, desenvolve o projeto Plantio da Semente da Araucária.
A iniciativa envolve alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental e trabalha em sala de aula a preservação das araucárias, espécie considerada ameaçada de extinção por causa do desmatamento.
A professora Juliana Petter, que lidera o trabalho desde 2006, colocou o plano em prática a depois de um curso com o Projeto Charão, que trabalha com o monitoramento de papagaios de mesmo nome.
— Lá, nos falaram muito sobre a questão do pinhão e pinheiros, a importância de manter vivo esse bioma. Sou da área de Ciências e despertou essa vontade de trabalhar com os estudantes — contou a professora.
No projeto, as turmas aprendem sobre a mata e como ocorre o desenvolvimento do pinheiro. Em cada início do ano, cada aluno faz a própria muda. Em 17 anos, já foram plantadas 2.389 sementes, com a distribuição de 1.317 mudas.
— Tem vários animais que habitam a floresta de araucária e, se por acaso ela for extinta, os animais talvez não tenham alimento e muito menos um lar. Então precisamos cuidar, é um trabalho de formiguinha — disse a estudante Vitória Maciel, de 13 anos.
Área original de 4%
Segundo especialistas, a área original das araucárias no Rio Grande do Sul é de cerca de 4%. Por isso, iniciativas voltadas a educação ambiental são essenciais para reverter esse cenário.
Um exemplo inspirado no projeto da escola vem da empresária Dóra Lia Moreto Zuffo. A companhia que ela lidera comprou uma área na zona rural e, com ajuda de um engenheiro florestal, tem plantado árvores de várias espécies, em especial a araucária.
As árvores ficam próximas a uma nascente, o que também ajuda a preservar a água local.
— Chama atenção para mim que esse projeto não para quando troca a direção da escola. Nós continuamos sendo agraciados, ganhando mudas de araucária e mesmo que os alunos passem de ano e saiam da escola o projeto continua. Então ali é que está a grandeza do projeto, é a continuidade dele que se torna algo a longo prazo — destaca a empresária.