A temporada do pinhão no Rio Grande do Sul começa neste sábado (1º), quando passa a ser permitida a colheita e a venda da semente. A liberação é prevista em lei estadual.
Em São Francisco de Paula, Muitos Capões, Cambará do Sul, Bom Jesus e São José dos Ausentes — os cinco maiores produtores do Estado — a estimativa é de uma safra de 305 toneladas. A quantidade é semelhante a do ano passado.
Conforme a engenheira florestal e extensionista da Emater/RS-Ascar Adelaide Ramos, o volume vem caindo nos últimos anos em decorrência das condições climáticas no momento da fecundação e desenvolvimento das pinhas. As estiagens frequentes têm influenciado, segundo ela.
— São Francisco de Paula é o maior produtor do Estado, tem uma produção média de 120 toneladas, mas neste ano a estimativa é de 70 toneladas. Muitos Capões vem se destacando. Tem uma estimativa de 100 toneladas, mas isso é neste ano — frisa Adelaide.
A variação na produção já aconteceu em anos anteriores, segundo levantamento da Emater. São José dos Ausentes tem estimativa de 40 toneladas; Bom Jesus, 45; e Cambará do Sul, 50.
As variedades mais precoces estão em maturação e debulha e as mais tardias em desenvolvimento da semente. As pinhas e os pinhões apresentam boa qualidade e sanidade e tamanho mediano. A colheita e a venda se concentram entre abril e junho, mas no caso das variedades tardias pod seguir até setembro, porém, o volume não é expressivo.
A colheita é toda manual e nos cinco maiores produtores da região, são 540 famílias envolvidas com a safra. O preço mínimo pago para o extrativista de pinhão neste ano, conforme a Portaria do Ministério da Pecuária e Abastecimento, é de R$ 4,05 o quilo.
Além da Serra, Mato Castelhano e Fontoura Xavier tem produção significativa de pinhão.
Estimativa de produção nos municípios maiores produtores:
:: São Francisco de Paula
Estimativa de produção: 70 toneladas
Famílias envolvidas: 160
:: Muitos Capões
Estimativa de produção: 100
Famílias envolvidas: 70
:: Cambará do Sul
Estimativa de produção: 50
Famílias envolvidas: 100
:: Bom Jesus
Estimativa de produção: 45
Famílias envolvidas: 120
:: São José dos Ausentes
Estimativa de produção: 40
Famílias envolvidas: 90