Começou nesta quinta-feira (7) a 21ª Feira de Economia Popular Solidária (Fresol) de Passo Fundo. O evento acontece no Bourbon Shopping e terá a tradicional Mostra da Biodiversidade e a 2ª edição da Feira de Economia Criativa.
A expectativa é que 25 mil pessoas passem pela feira, que vai até o próximo domingo (10) e conta com 120 expositores de diferentes segmentos.
Os empreendedores trazem produtos agroecológicos e orgânicos, artesanato, biotecnologia, fitoterápicos e fitogenéricos, moda criativa e espaço com gastronomia raiz.
Entre as novidades da feira deste ano está o chope de erva-mate. A produção é de Machadinho, no norte gaúcho, e o item artesanal pode ser degustado e adquirido na feira. Segundo a proprietária Thays Franceschi, o item tem boa aceitação na cidade, principalmente como lembrança do RS.
— O chope de erva mate é um composto do nosso pilsen duplo malte, então ele tem um coquetel com a base do chope pilsen. A erva traz aquele sabor mais rústico, além do aroma e da cor verde, que realçam essa característica — explica.
A parte de cosméticos também está em alta na feira. Dois lançamentos de Passo Fundo valorizam a produção orgânica e sem uso de químicos: o gloss de pitanga e o sabonete líquido de guabiroba. A produção é feita pela empreendedora e cosmetóloga Juliana Acco.
— A minha produção começou quando descobri que meu filho tinha um problema de pele e passei a fazer sabonetes de oliva que ele pudesse usar. A partir disso, me dediquei a estudar química para produzir outros itens. O gloss de pitanga, por exemplo, tem a pigmentação da fruta, que é abundante na nossa região — diz.
Parte dos expositores vêm de regiões afetadas pela enchente
A Fresol tem como tema “A Economia Solidária como Estratégia de Reconstrução e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande Do Sul” e conta com 40 empreendimentos afetados pela enchente que atingiu Porto Alegre, Região Metropolitana e o Vale dos Sinos em maio.
— O tema da retomada é muito importante para os gaúchos, principalmente no segmento da economia solidária, que é uma estratégia de reconstrução e desenvolvimento. Aqui os empreendedores têm a oportunidade de monstrar seus produtos e também de ser acolhidos pelos consumidores e visitantes — destacou o coordenador da feira, Ademar Marques.
A abertura oficial do evento está programada para sexta-feira (8), às 17h30min. A cerimônia terá a entrega do prêmio Fresol de Sustentabilidade Professor Paul Singer para cinco contemplados.
Programação completa
Quinta-feira (7)
- 10h: abertura da Feira ao público
- 17h: diálogo Comissão de Organização da 5ª Conferência do Meio Ambiente
- 19h: rodada de Negócios com o Sebrae. Inscrições neste link.
Sexta-feira (8)
- 9h30min: diálogo Comissão Organizadora da 4ª Conferência da Economia Solidária
- 14h30min: diálogo Secretaria Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes): Economia Solidária, Redes e Cadeias Produtivas
- 16h30min: lançamento de produtos da saboaria e biocosméticos, desenvolvidos com espécies nativas, oriundas do extrativismo sustentável
- 17h30min: abertura oficial da Feira e entrega do Prêmio Fresol de Sustentabilidade, Professor Paul Singer
- 19h30min: desfile de Moda Criativa e Sustentável
Sábado (9)
- 9h30min: diálogo sobre inventário arbóreo e IPTU verde, promovido pela Câmara de Vereadores de Passo Fundo.
Domingo (10)
- 8h30min: coffee break e Trocas Solidárias entre expositores
- 21h: encerramento da Feira, com o Prêmio Fresol de Sustentabilidade Professor Paul Singer.