Outra parte da estrutura da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) de Passo Fundo foi derrubada no começo da manhã desta terça-feira (20). Foi ao chão um dos dois silos que haviam sido danificados na implosão de 11 de agosto.
A equipe da Reciclo, empresa de São Paulo que trabalha no local, informou que a operação para derrubar a estrutura usou uma máquina com fio diamantado, duas escavadeiras e cabo de aço para auxiliar no tombamento.
A expectativa é que o outro silo seja derrubado até sexta-feira (23). A operação começou na última quinta (15) e reúne sete funcionários no local.
A estrutura da Cesa de Passo Fundo foi implodida parcialmente no domingo de dia dos pais (11). Cem quilos de explosivos utilizados na operação derrubaram a torre do meio do prédio, enquanto os silos nas laterais seguiram em pé.
Por isso, máquinas atuam no local para concluir a demolição na área de 29.515m², que deve receber um centro comercial no futuro.
Esses maquinários deram início à etapa de fragmentação mecanizada, que separa o concreto e as ferragens da estrutura. O ferro retirado será reciclado, já o concreto deve ser aplicado na construção do novo empreendimento no mesmo terreno.
O concreto fragmentado será usado para preencher subsolos e realizar pavimentações, enquanto o ferro será encaminhado para a siderurgia.