Um edital da prefeitura de Cruz Alta, no noroeste gaúcho, prevê a revitalização e transformação da antiga estação férrea em complexo cultural e de gastronomia. No documento, o poder público oferece o espaço para a concessão de empresa ou consórcio privado por até 20 anos. Leia o edital completo neste link.
Inaugurada em 1894, a estação funcionou com embarque e desembarque de passageiros até a década de 1980. Desde então, o espaço ficou sob o domínio da União, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), e vazio, o que atraiu moradores de rua e dependentes químicos. No ano passado, Cruz Alta conquistou o direito sobre a estrutura, que fica no bairro Perpétuo Socorro.
Conforme a licitação, a empresa vencedora deverá realizar todos os projetos referentes à obra, da estrutura à arquitetura, mantendo as características históricas, culturais, paisagísticas e turísticas do prédio. Poderão ser instaladas salas comerciais exclusivamente gastronômicos, como ocorre hoje com a Estação Gastronômica da Gare em Passo Fundo.
A concessionária também deve prever um espaço para apresentações artísticas e exposições de no mínimo 110m². O objetivo é que, no futuro, o espaço seja administrado pela Coordenadoria de Cultura da prefeitura de Cruz Alta.
Além da estação férrea, a empresa ganhadora deverá realizar reformas no espaço da área da antiga plataforma de embarque e desembarque e na área externa em frente à estação, na Praça Maurício Cardoso.
Lance inicial é de R$ 1,3 milhão
A empresa vencedora será conhecida em 3 de julho, às 9h. O valor inicial de lance é R$ 1.339.530,71. Nos 20 anos de concessão, o escolhido terá acesso a todo o lucro comercial e, depois, o espaço deverá ser devolvido ao poder público. Depois de receberem o termo de início, os vencedores terão 90 dias para iniciar as reformas, que têm prazo para conclusão de 12 meses.
Como a ferrovia de Cruz Alta ainda funciona para o transporte de cargas, a concessionária deverá cercar a área da plataforma para isolar a área de operação da Rumo Malhas Sul do espaço de uso público.