Com os casos de estelionato envolvendo fraudes no pagamento via Pix, especialistas na área alertam para o cuidado ao utilizar o serviço. Funcionalidades nos aplicativos dos bancos podem proteger os usuários e avisar a cada movimentação.
A principal orientação é para que os usuários tenham atenção redobrada para cliques em links, uso de QR Codes e clonagens no WhatsApp. Segundo o mestre em computação e coordenador dos cursos de tecnologia da Atitus Educação, Marcos Roberto dos Santos, a orientação é sempre verificar a origem das informações, checando se o nome do recebedor é realmente da empresa ou serviço que você precisa transferir o dinheiro.
O mesmo vale para o caso de golpes em que o infrator se passa por uma outra pessoa no WhatsApp ou links para pagamentos de lojas.
— Todo Pix, quando digitado a sua chave, indica qual é o banco e o nome da pessoa que você está fazendo a transação. Antes de confirmar, sempre verifique essas informações, porque é nesse momento que a transação acaba acontecendo de maneira errada. Sempre desconfie e confirme antes de pagar. Pois é nesse momento que você acaba perdendo dinheiro — explica.
Outra dica é utilizar a autenticação em dois fatores e ativar notificações ou SMS para sempre receber um aviso ao fazer movimentações bancárias.
Como ativar notificações de Pix
Uma das formas de ter um controle maior sobre as entradas e saídas de Pix das contas bancárias é ativar notificações no telefone de cada uma das movimentações. No caso dos avisos do tipo push, é possível ativar dentro das configurações do próprio aplicativo ou do telefone.
Outra alternativa é ativar o recebimento de um torpedo SMS a cada movimentação no Pix. Para isso, é possível ajustar as configurações no celular ou ir até um caixa eletrônico. Em alguns bancos, você escolhe um valor mínimo de movimentação para receber o SMS.
Para ativar, basta procurar as configurações do aplicativo e selecionar as abas de "notificação" ou "Pix". Na maioria dos bancos, este é um serviço pago.