A despedida a Gildinho, dos Monarcas, enterrado no domingo (12) em Erechim, foi embalada com os clássicos que o músico ajudou a compor em vida. Considerado um dos maiores artistas da música gaúcha, o acordeonista morreu aos 82 anos, vítima de câncer.
O velório aconteceu no CTG Sentinela da Querência e reuniu grandes nomes da música como o irmão Chiquito, João Luiz Corrêa, Baitaca e Régis Marques. Todos se uniram em coro para se despedir de Gildinho, interpretando grandes clássicos da carreira do artista.
Um vídeo registrado pelos amigos do canto mostra os Monarcas interpretando o clássico Erechim, história e canto. A música, de autoria de Gildinho com Leonardo e gravada pelos Monarcas, se tornou um hino para Erechim e um marco para o grupo.
— Essa música representava muito o Gildo, foi quando ele saiu de Soledade atrás dos sonhos dele, antes de realizar tudo o que somos hoje. Acredito que onde dele estiver, estará muito feliz com as homenagens — disse o vocalista dos Monarcas, Ivan Vargas.
Durante o cortejo, a banda também interpretou outros clássicos como Santuário de Xucros e Sonhando na Vaneira, que também marcaram a carreira de Gildinho. O corpo do artista foi sepultado por volta das 17h de domingo, no Cemitério Municipal de Erechim.