Veículos de comunicação são como elos entre os acontecimentos do mundo e seus leitores, telespectadores e ouvintes. Mas há circunstâncias em que é preciso ir além do papel intermediário de observar, noticiar e oferecer análise dos fatos que impactam a vida dos cidadãos. A atual pandemia do novo coronavírus, episódio que terá lugar de destaque garantido na história deste século, é um desses instantes em que é preciso também assumir a função de protagonista e ser um agente incentivador da solidariedade tão necessária neste momento de incerteza atravessado pela sociedade. É o que faz neste momento o Grupo RBS, ciente de sua responsabilidade, com o lançamento da nova fase de mobilização da campanha #juntoscontraovírus.
O propósito é dar visibilidade a ações de pessoas, empresas e entidades que tentam fazer a sua parte para superar este período desafiador
Batizada de "Seja a boa notícia", a iniciativa nasce com o propósito de dar ampla visibilidade a ações de pessoas, empresas e entidades que tentam fazer a sua parte para que o Estado e os gaúchos possam superar este período desafiador na questão da saúde e da economia. A publicação de matérias que reconheçam esforços individuais e coletivos para amenizar o sofrimento e criar soluções para atravessar esta crise não pretende apenas reconhecer condutas, mas inspirar e incentivar novas atitudes que possam ser agregadas a essa verdadeira corrente do bem.
Além de valorizar boas histórias em reportagens produzidas por veículos do Grupo RBS, a ação inclui a doação de espaços de mídia para que entidades sociais possam se comunicar, funcionando novamente como um elo entre quem precisa de amparo e quem pode de alguma forma colaborar. Desde o final de março, quando foi deflagrada a mobilização, o equivalente a mais de R$ 2 milhões foi cedido em chamadas de TV, rádio, jornal e plataformas digitais para projetos e causas sociais serem divulgadas e, assim, conseguirem um impacto ainda mais positivo.
Cases escolhidos a partir de matérias divulgadas nos veículos do grupo com este espírito fazem parte da iniciativa de lançamento desta nova etapa da campanha. São histórias retratadas em filmes publicitários na RBS TV, anúncios nos jornais Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro, além de peças digitais. Esta nova fase da campanha busca ainda sedimentar a crença de que saúde e economia não são excludentes. Pelo contrário, são complementares.
A pandemia que assola o mundo, o Brasil e o Rio Grande do Sul não será vencida apenas com esforços governamentais. Cabe à sociedade e a cada cidadão ser parte do esforço para encontrar caminhos para superar a doença e recuperar a confiança abalada pela necessária e circunstancial paralisação de uma série de atividades para evitar a disseminação da covid-19. Será mais fácil se estivermos #juntoscontraovírus e mais pessoas, empresas e entidades gerarem boas notícias.