Por Rui Vicente Oppermann, reitor da UFRGS
A UFRGS prorrogou a suspensão das aulas até o dia 30, atendendo recomendação das áreas acadêmicas e de autoridades governamentais. As atividades administrativas e operacionais ocorrem de forma remota e apenas as essenciais são feitas presencialmente. Mas a universidade não parou! Ao contrário, está mobilizada no enfrentamento à propagação do novo coronavírus em diversas frentes. As instituições de ensino superior desempenham o seu papel, participando de grupos que assessoram autoridades federais, estaduais e municipais, colocando suas potencialidades à disposição de toda a sociedade para combater a pandemia.
Nesse processo, os exemplos da UFRGS são muitos: confecção de viseiras e máscaras em impressoras 3D, em parceria com empresas; produção de álcool gel, com o HCPA; conserto de respiradores e higienização de áreas públicas com drones. Por solicitação da Secretaria Estadual de Saúde, o Instituto de Ciências Básicas de Saúde (ICBS) irá executar testes de diagnóstico, devido à capacidade técnico-científica de seus quadros e equipamentos de pesquisa.
Ao lado da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e de outras instituições, pesquisadores buscam evidências científicas e elaboram estudos essenciais, visando gerar documentos de orientação que sirvam de subsídios aos governos para a adoção de políticas públicas.
Para além dessas ações, e atenta às consequências do isolamento social, a UFRGS busca minimizar seus impactos com vacinação contra a gripe, orientação psicológica, atendimento a comunidades carentes, disponibilização de acervos artísticos, auxílio a pequenas e médias empresas, e também, com análises políticas e econômicas relacionadas à crise. Outras atividades podem ser conferidas em www.ufrgs.br/coronavirus/.
As universidades não se furtarão à responsabilidade de atuar no combate a essa pandemia. Juntos, seja presencialmente, nos serviços de saúde e hospitais, seja a distância, nos laboratórios ou mesmo em casa, somos solidários no enfrentamento dessa crise. Fique em casa, acompanhe e contribua no que puder. Juntos superaremos este momento.