Os laboratórios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) iniciaram, nesta terça-feira (24), a fabricação de mascaras faceshield. O material será doado a hospitais e deve ser utilizado por profissionais de saúde no atendimento a pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.
O trabalho é realizado de forma voluntária nas impressoras 3D. Ele conta com a colaboração dos laboratórios de Inovação e Fabricação Digital da Escola de Engenharia (Lifeelab), de Design e Seleção de Materiais (LDSM) e de Metalurgia Física (Lamef). Além disso, o Centro Multiusuário de Prototipagem Rápida (CMPR/Parque Zenit) colabora com insumos e elaboração de projetos.
A distribuição dos materiais de proteção ficará a cargo do grupo "Brothers in Arms Impressão 3D", criado pelo movimento Pacto Alegre em parceria com a prefeitura de Porto Alegre. Contando com a doação de materiais, a previsão inicial é que 200 máscaras sejam produzidas até o final desta semana.
Doações
Ainda que os trabalhos já tenham sido iniciados, os voluntários solicitam o empréstimo de outras impressoras 3D, além da doação de insumos para a ampliação da produção. Os materiais necessários para a elaboração das máscaras são filamentos para as impressoras e folhas de acetato para as viseiras. Mais informações sobre as doações podem ser encontradas neste link ou acessando bit.ly/brothersarms.