Atendendo demanda do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen) diante da crescente procura por testes de covid-19 no Estado, o Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da UFRGS se prepara para realizar entre 400 e 500 testes de diagnóstico do novo coronavírus por dia a partir das próximas semanas.
Dezenas de voluntários, entre docentes, técnicos e estudantes de pós-graduação, já atenderam à convocação do Instituto, que está alocando equipamentos e organizando salas para o serviço. Na semana que vem, os voluntários realizam a capacitação e passam a atuar assim que os kits de testes, fornecidos pelo Lacen, chegarem à UFRGS.
O principal foco, segundo a diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, será testar profissionais de saúde envolvidos na linha de frente do combate à doença. Posteriormente, com aquisição de um novo equipamento, o Instituto poderá realizar até 1,8 mil testes por dia.
— Estamos disponibilizando nossos serviços e a expertise em pesquisa científica que a UFRGS tem. É nosso compromisso devolver à sociedade todo investimento feito — afirma a diretora.
Na última terça-feira (24), os laboratórios de Inovação e Fabricação Digital da Escola de Engenharia (Lifeelab), de Design e Seleção de Materiais (LDSM) e de Metalurgia Física (Lamef) da universidade iniciaram a fabricação de máscaras faceshield. O material será doado a hospitais e deve ser utilizado por profissionais de saúde no atendimento a pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus.
A UFRGS está com atividades de ensino suspensas até 5 de abril, prazo que deve se estender.