A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) ofereceu seus 10 campi no Rio Grande do Sul para a Secretaria Estadual da Saúde, com o objetivo de ajudar no combate à pandemia de coronavírus. As unidades são espalhadas pela Fronteira e pelo sul do Estado, regiões onde a estrutura hospitalar é menor do que na região metropolitana de Porto Alegre.
A instituição disponibilizou as sedes de Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, São Borja, São Gabriel, Santana do Livramento e Uruguaiana, totalizando 180 salas.
O reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, encaminhou ofício ao governo informando que "tratam-se de amplos espaços com acessibilidade que podem emergencialmente serem adaptados para receber pacientes infectados pelo vírus e que requeiram isolamento para tratamento imediato".
Procurada por GaúchaZH, a Secretaria Estadual da Saúde disse que irá avaliar a necessidade de uso das estruturas.
Doação de álcool
A universidade também autorizou a cedência de dois profissionais de seu quadro - um médico e um enfermeiro - para instituições de saúde de Bagé e de Barra do Quaraí. Além disso, doou mais de 400 litros de álcool e 167 caixas de luva, além de lençóis, edredons, papel higiênico e papel toalha para hospitais.
As aulas na Unipampa, que atende a aproximadamente 13 mil alunos, estão suspensas por tempo indeterminado.