Informação precisa e fontes de credibilidade são um bem essencial no combate ao coronavírus. Outro é a união das pessoas para que compreendam e sigam as orientações de forma adequada e eficaz, de modo que todos superemos o quanto antes a pandemia que abala o mundo. Com base nesses dois conceitos, o Grupo RBS lançou a campanha #juntoscontraovirus, composta de ações que demonstram o valor do cuidado com as notícias e opiniões veiculadas, enaltecem atitudes que impactam positivamente a sociedade neste momento desafiador e reconhecem a relevância dos profissionais da saúde nesta batalha pela vida.
Centenas de profissionais estão engajados nesta guerra, na linha de frente ou em teletrabalho, para levar 24 horas por dia a melhor informação aos gaúchos
Ciente de sua responsabilidade social, a RBS vem adotando uma série de iniciativas desde que, no início de janeiro, notícias da China começaram a evidenciar que o planeta poderia estar diante de uma situação não testemunhada na história recente. Há mais de dois meses, jornalistas começaram a se especializar no tema, ao mesmo tempo que fontes de alto conhecimento técnico locais, nacionais e internacionais começaram a ser contatadas e ouvidas, em preparação para a onda que a Ásia começava a emitir.
Desde então, a cobertura, baseada principalmente em serviço, orientações e esclarecimentos de dúvidas da população, vem num crescendo. Centenas de profissionais estão engajados nesta guerra, na linha de frente ou em teletrabalho, para levar 24 horas por dia a melhor informação aos gaúchos. Consciente da gravidade deste episódio, decidiu-se, por exemplo, abrir o acesso ao conteúdo digital para não assinantes, uma forma de colaborar com a disseminação de informações que passam por um rigoroso processo de curadoria. Vive-se uma era de proliferação de notícias falsas, algo que, em situações como a atual, pode ter consequências dramáticas.
Estar junto não significa concordância absoluta e passividade sobre tudo. Sempre que há divergências de natureza técnica, os veículos do Grupo RBS procuram demonstrar diferentes perspectivas, mas, sem sombra de dúvida, é a convergência sobre os fundamentos básicos do combate à doença e a valorização do coletivo sobre o individual que farão os gaúchos atravessarem os tempos difíceis do presente e do futuro próximo. Este esforço comunitário, é essencial ressaltar, alcançará êxito apenas se cada um fizer a sua parte, sujeitando-se a pequenos sacrifícios em nome do bem comum.
Do ponto de vista de sua atividade, a RBS, como sempre ocorreu em seus 62 anos de história, está preparada para atender a sociedade gaúcha da melhor forma possível. Sem medir esforços para que, ao lado da informação, seus conteúdos sirvam também de inspiração para que todos, dos parceiros comerciais aos assinantes e público em geral, das autoridades públicas e médicas aos cidadãos e aos modestos empreendedores individuais, se unam – mesmo que fisicamente distantes – para superar da melhor forma possível a pandemia que atinge a todos nós.