Por Vinicius Ochoa Piazzeta, presidente da Pactum Consultoria Empresarial
A maioria das mudanças empresariais, por menos estruturais que sejam, terá implicações fiscais. O planejamento cuidadoso e com um olhar tributário pode ajudar os líderes a converter as armadilhas fiscais em retornos mais elevados em suas reorganizações.
Enquanto o mundo empresarial atravessa uma disrupção tecnológica sem precedentes e surgem com frequência novos e mais eficientes modelos de negócios, no Brasil, à tal realidade combinam-se ainda fatores exógenos e endógenos a forçar constante evolução empresarial. Como reestruturar a empresa com mais eficiência? E como combinar esses esforços com estratégias legais e fiscalmente eficientes, voltadas para a direção de implementar o potencial de eficiência e crescimento?
Uma enxurrada de modificações legais vem acontecendo, e outras tantas estão em tramitação, consequência do redirecionamento político decidido na última eleição presidencial. O texto-base da reforma da Previdência acaba de ser aprovado, e uma nova reforma tributária está a caminho.
Enfim, abundam oportunidades para levar uma disciplina muitas vezes negligenciada, mas essencial à linha de frente da agenda de liderança corporativa: integrar considerações tributárias às decisões de negócios.
Muitos já não reestruturam suas empresas corretamente em virtude da complexidade e instabilidade normativa tributária, por vezes desconhecendo implicações fiscais. Na melhor das hipóteses, isso enfraquece o impacto de uma reestruturação. Na pior das hipóteses, nega o impacto, deixando as empresas mais fracas ou expostas do que quando começaram.
Os executivos precisam reorientar suas empresas para entregar uma nova estratégia, para responder a ameaças do mercado ou para melhorar os lucros em declínio.
As pessoas que pensam em questões de reestruturação, muitas vezes, precisam estar conectadas com especialistas para avaliar adequadamente as considerações tributárias no complexo ambiente tributário atual; no momento em que tais reestruturações são discutidas.