Por Ricardo Hoerde, sócio diretor na Diálogo Logística e Scale-Up Endeavor 2019
Para fomentar o ecossistema de negócios, é realizado todos os anos o Scale-Up Endeavor, um programa de aceleração para empreendedores. Neste semestre, nós, da Diálogo Logística, empresa com sede em Porto Alegre, fomos um dos 200 negócios de alto crescimento selecionados no Brasil. Depois de cinco meses de mentorias e workshops com grandes lideranças do país, os resultados não poderiam ser mais animadores.
Durante as mentorias oferecidas no programa Scale-Up Endeavor, aprendemos como ser uma empresa ainda mais digital, como identificar os colaboradores certos, como buscar capital – e qual seria o recurso ideal – e como não perder o DNA do crescimento acelerado. A Diálogo Logística, por exemplo, vem no embalo de um crescimento médio de 105% ao ano.
No programa, passamos por workshops e mentorias individuais. Nesses encontros, o primeiro passo é definir qual o principal desafio da empresa. A partir disso, a Endeavor seleciona o mentor que mais se encaixa com os próximos passos do negócio. Esse empreendedor ajuda com diagnósticos e debates por cinco meses, em conversas olho no olho. Por isso a química entre mentor e mentorado é fundamental. Com a Diálogo, o foco na tecnologia levou a um mentor extraordinário, que criou uma das maiores empresas do mercado online brasileiro e é conselheiro do mais recente unicórnio da América Latina, o Bruno Nardon Felici, Advisor da Rappi.
O grande diferencial é que os mentores Endeavor chegam de coração aberto. Assim, os debates são bem francos. Empreendedores de destaque abandonam suas agendas para compartilhar seus erros e acertos com o grupo Scale-Up Endeavor. Essa metodologia do programa estimula a formação de uma comunidade baseada na confiança para que a gente possa crescer juntos e mais rapidamente.
Esse programa de aceleração chegou na hora certa para a Diálogo, que nasceu em meio à crise econômica, em 2015. Afinal, muitas vezes, o empresário é um ser solitário, que depara com um desafio e precisa definir a estratégia sozinho. Com o Scale-Up, amadurecemos como pessoa e como profissional e ficamos mais seguros para arriscar e dar o passo necessário para seguir na escalada. O programa nos ajudou a ter foco, reforçar aquilo que estamos fazendo certo e traçar os planos dessa caminhada dura, porém recompensadora, que é a de empreender. Acabamos o ciclo com expectativa de crescimento, com uma rede de contatos fortalecida e muito aprendizado em tecnologia, gestão e inovação.