Eduardo Cidade, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre
"Oito horas de trabalho, oito horas de lazer, oito horas de descanso".
(Robert Owen)
Esta frase marcou a humanização da Revolução Industrial no Século 19. A Ford foi a primeira empresa a aderir a este ciclo diário, limitando a jornada de trabalho dentro do proposto por Owen, o que foi adotado na maior parte do mundo.
Logicamente, Porto Alegre se inclui neste contexto e isso soma, ao eixo de atenções da municipalidade, um aspecto que poucas pessoas prestam atenção no dia-a-dia: o lazer do porto-alegrense.
A Prefeitura Municipal prioriza esta questão tanto em termos de entregas de espaços de convívio – como a Nova Orla – quanto no disciplinamento do uso das áreas públicas para a realização de eventos. Chega-se, então, a duas questões fundamentais: ordenamento e desenvolvimento econômico.
Em termos de ordenamento, a municipalidade zela pela harmonização de interesses entre aqueles que "gostam da festa" e os que preferem o sossego. Isso envolve acordos de concessões entre partes opostas, além de segurança, fluidez do trânsito, asseio urbano e vários outros aspectos. O grande avanço regulatório da questão foi a edição do Decreto Municipal 20.065 de 18/09/2018, que instituiu o Escritório de Eventos e reduziu a burocracia no processo de autorização de eventos em Porto Alegre.
Como efeito desse decreto, o recente VillaMix, por exemplo, atraiu cerca de 30 mil pessoas ao anfiteatro Pôr do Sol – uma inovação na cidade pela realização de evento reservado em área aberta –, gerando 2.300 empregos temporários. Pelo lado da receita municipal, Porto Alegre arrecadou, entre taxas e impostos, R$ 123 mil. Temos, então, o exemplo de uma ação de simplificação burocrática que beneficia tanto o lado lúdico quanto a economia porto-alegrense.
Em tempo: o Escritório de Eventos da SMDE licenciou 719 eventos entre janeiro e abril. Estes números vêm progredindo a cada mês, e isso significa que o porto-alegrense vem tendo mais opções ordenadas de diversão; além de uma nova e próspera frente de desenvolvimento econômico para a cidade.