Por Gustavo Bohrer Paim, vice-prefeito de Porto Alegre
Esta terça-feira (16) marca o lançamento da licitação do trecho 3 da Orla do Guaíba, que vai da Foz do Arroio Dilúvio até o Parque Gigante, em frente ao Beira-Rio. Trata-se de projeto do urbanista Jaime Lerner, em continuação ao trecho 1, o revitalizado Parque Moacyr Scliar.
Muito foi feito para que se chegasse neste dia, especialmente desde outubro de 2018, quando o prefeito Marchezan me confiou a coordenação do grupo de trabalho, integrado por inúmeros servidores, a maioria de carreira, das mais diversas áreas de governo. Aproveito para agradecer ao prefeito e a todos os servidores que permitiram que atualizássemos e validássemos um orçamento de mais de 57 milhões de reais, com quase 4 mil itens, projeto arquitetônico, paisagístico e 25 projetos complementares.
O trecho 3 da Orla tem tudo para repetir o sucesso do 1, inaugurado há pouco menos de 10 meses. O projeto tem uma vocação esportiva, com 27 quadras de futebol society, infantil, poliesportiva, com plena acessibilidade, tênis, vôlei de praia e tênis de praia. Também terá a maior pista de skate da América Latina, academia ao ar livre e para a melhor idade e parque infantil, além de um eixo cívico que fará a ligação com o Marinha do Brasil.
Será um parque de 15 hectares, com 1,6 quilômetros de Orla, 200 vagas de estacionamento, ciclovia, postes inclinados e iluminação LED, três bares, esplanada arborizada, em um projeto que prevê o plantio de mais de 550 árvores, dentre jerivás, cedros, cerejeiras, coronilhas, figueiras e tantas outras.
Com o edital, iniciam-se os 30 dias de prazo de uma concorrência internacional que deverá ter ampla disputa.
Que tenhamos uma exitosa licitação a permitir, após o início das obras, sua conclusão no prazo de 12 meses. Assim, em 2020, todos os porto-alegrenses poderemos desfrutar de mais uma linda e revitalizada área que, junto com o trecho 1, o marco zero do Cais Mauá e o Pontal do Estaleiro, colocará Porto Alegre cada vez mais de frente para o Guaíba.