O que já vinha sendo observado pela população, o sucesso de público do trecho revitalizado da orla do Guaíba foi quantificado pela prefeitura de Porto Alegre. A estimativa é de que o parque urbano receba uma média de 50 mil pessoas por fim de semana.
Além de exigir um esquema especial de trânsito por parte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), o grande movimento fez com que a a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) divulgasse uma série de boas práticas para conservação do local e convivência entre os frequentadores. A pasta também colocará placas educativas ao longo do parque.
Regras para bom uso do Parque:
1. Recolha o lixo produzido, descarte nas lixeiras ou leve consigo para o descarte adequado
2. Conduza seu animal de estimação na guia e recolha os dejetos.
3. Utilize bicicleta apenas na ciclovia. É proibido andar de bicicleta no interior do parque. Deixe-a no bicicletário ou a conduza a pé.
4. É proibido entrar na água ou banhar-se.
5. É proibido fazer churrascos e fogueiras, assim como qualquer outra atividade que possa implicar risco.
6. É proibido utilizar buzinas, alto-falantes ou aparelhos amplificadores de som. Exceção apenas para ação previamente autorizada.
7. É proibido andar de skate. Indica-se o uso da Avenida Edvaldo Pereira Paiva aos finais de semana e a pista localizada no Parque Marinha do Brasil.
8. São proibidos vendedores, ambulantes, camelôs ou qualquer outra prática de comércio.
9. São proibidas ações promocionais de qualquer natureza, bem como panfletagem, uso de banners e tendas. Exceção apenas para ação previamente autorizada.
10. É proibido circular com veículos no parque. Apenas Guarda Municipal e Brigada Militar podem se deslocar com motocicleta.
11. É proibido desenvolver atividades que impeçam a livre circulação ou provoquem impactos que perturbem o convívio no parque.