Por Fábio Bernardi, sócio-diretor de criação da Morya
Há um tipo de gente que, além de ser irritante, me parece cada vez mais anacrônica atualmente: os categóricos. Diante de um mundo que muda a cada minuto, como podem ter tanta certeza? Existe até um acrônimo inventado para descrever as quatro características marcantes do momento atual: vuca. Volátil, incerto, complexo e ambíguo. Este é o nosso mundo. E é por isso que, hoje em dia, se alguém tem respostas na ponta da língua, é porque não entendeu bem a pergunta.
Ninguém mais vê televisão? Depende. Todos os dias a novela Órfãos da Terra, por exemplo, tem uma audiência média de 9 milhões de pessoas. Isso é mais do que a audiência global de um episódio da minissérie Game Of Thrones. Sim. É isso mesmo! Um capítulo de novela, no Brasil, é mais visto do que um episódio da mais comentada série mundial.
Então, não vale a pena gastar US$ 8 milhões por episódio de uma série, certo? Depende. No mundo de hoje, e cada vez mais, um dos fatores de sucesso mais importantes será captar a atenção das pessoas, atraídas por tantos estímulos. Quanto você pagaria para ser ouvido e lembrado?
Ah, mas isso aí é arte e, na arte, as coisas são mais subjetivas. Na ciência é diferente, certo? Depende. A partir do ano que vem, um quilo não será mais um quilo. A unidade de massa não será um objeto físico e, sim, um valor derivado de uma constante da natureza. Essa mudança não será notada no dia a dia, mas será importante em âmbitos científicos, como no desenvolvimento de medicamentos.
Ok, então só podemos garantir as coisas sobre nós mesmos, já que apenas sobre a gente é que temos controle, certo? Depende. Os componentes internos do seu celular são produzidos a partir de cristais de diamantes extraídos de minas africanas com trabalho escravo. Você vai deixar de usar celular agora que sabe disso?
Ah, mas isso aí é culpa dos regimes totalitários. É por isso que o Bolsonaro está querendo mudar o código de trânsito, para tirar o peso do Estado sobre o cidadão, certo? Depende. Os países com as economias mais liberais têm leis duríssimas em todos os campos, inclusive de trânsito, porque, só assim, é possível acabar com a impunidade, e é isso que faz o mercado e as pessoas se respeitarem.
Sim, o Bolsonaro é ruim, mas ao menos colocou no Ministério da Justiça o melhor juiz do Brasil. Depende.