Por Renata Porcher Scherer, professora, doutoranda em educação
No mês de fevereiro a maioria das redes de ensino estarão voltando com suas atividades. Devido a esse momento sempre alegre de retorno convido os leitores para uma reflexão. No final do ano passado foi possível observar uma proliferação de vídeos nas redes sociais convocando alunos, famílias e sociedade civil a filmar e divulgar as ações de seus professores. Com tom acusatório, tais incitações questionavam o trabalho docente e instauraram um cenário de medo em muitas escolas.
Jan Amos Comenius, considerado um dos pais da Pedagogia, escreveu em 1638 a conhecida obra Didática Magna em que defendeu a importância de se estabelecer um vínculo de confiança entre a família e a escola para que a escolarização das crianças fosse possível. Como podemos constatar, o debate acerca da relação entre família e escola tem sido alvo de fortes investimentos, desde a invenção da escola moderna.
Acredito que o debate sobre a relação entre família e escola está no cerne da proliferação de vídeos que convocam famílias a filmar seus professores, por meio de tons acusatórios. Tal situação evidencia uma fragilização dessa relação e aponta para a importância de atualizarmos nossos argumentos sobre como essa parceria vem se estabelecendo. Compreendendo a importância desse tema gostaria então de aproveitar o início do ano letivo e propor um novo enfoque para o convite de filmar as atividades docentes.
Que tal filmar e divulgar vídeos dos professores que após uma jornada de trabalho vão para cursos de pós-graduação buscando qualificar sua atuação profissional? Outra ideia é filmar aquela professora que organizou uma saída pedagógica com seus alunos para uma exposição de artes ou um museu convidando jovens e crianças a entrarem num mundo novo através do conhecimento. Que tal divulgar essas lindas experiências que acontecem em nossas escolas? Fica o convite: vamos filmar e divulgar o trabalho de qualidade que nossas professoras oferecem para nossas crianças e jovens diariamente!