Por Darci Schneid, empreendedor Endeavor e fundador da Sirtec
Na trajetória da humanidade, podemos dizer que a liberdade foi e sempre será fundamental à vida em sociedade. Através dos séculos, verifica-se que toda vez que a liberdade é tolhida, geram-se sofrimento, paralisia, atraso.
Diretamente relacionada ao desenvolvimento, ela é necessária para despertar a confiança do empreendedor, estimulando a determinação, a ousadia e o arrojo. Dimensionar, avaliar e mitigar riscos é um exercício necessário ao empreendedor. Contudo, o empreendedor se move muito mais pelo desejo de construir algo relevante, que possa ajudar e impactar fortemente a vida das pessoas, do que pela necessidade da certeza do êxito.
Empreendedores são capazes de passar anos ou décadas construindo algo relevante, inclusive seu patrimônio e, diante de uma nova possibilidade, colocar novamente tudo em cima da mesa, pela possibilidade de construir um novo sonho, de empreender mais, gerar crescimento, empregos, soluções. Desafiar a si mesmo e aos que o cercam.
Ao ser humano a natureza reservou infinitas capacidades passíveis de desenvolvimento. O espírito empreendedor certamente é uma delas, que pode ser exercitada por todos, em qualquer ambiente, no mundo dos negócios ou em outro qualquer.
Presente no Brasil, a Endeavor, uma instituição global, tem como objetivo multiplicar o poder de transformação dos empreendedores. Assentada em sólidos princípios éticos, conecta uma rede com altíssimo nível de conhecimento e entusiasmo, gera um ambiente cujo impacto no empreendedorismo é fantástico. Para nós da Sirtec, empresa de sistemas elétricos, a Endeavor potencializou a capacidade de realizar e nos transformamos, a partir de São Borja, em uma empresa de atuação nacional.
Estão aí, portanto, características e meios de que necessitamos para evoluir: a natureza humana, a liberdade e as oportunidades. A liberdade, que por um lado oferece tudo, também nos exige que tomemos decisões. Precisamos decidir fazer a diferença, avançar. Somos livres para isso. Quem é livre pode empreender e, de quem empreende, jamais será tolhida a liberdade.