Por Cristhiano Faé, cofundador e CEO da Accera
Valorizar e comemorar casos de êxito de empreendedores e empresas no Brasil não costuma ser algo muito comum. Difícil lembrar de novelas que retratam empresários de sucesso e que sejam honestos. As universidades ainda investem muito pouco no ensino teórico e prático do empreendedorismo. O governo, por sua vez, segue longe de fazer a sua parte, não facilita a atividade empreendedora e parece incentivar carreiras na iniciativa pública.
No final das contas, o ecossistema brasileiro e a nossa cultura acabam por difundir um modelo mental na sociedade que é totalmente contraproducente para o crescimento do país. Por aqui, aspectos como o lucro, a ambição, o desejo de ganhar dinheiro e sonhos grandes não são bem vistos pelas pessoas.
A riqueza de um país é, sem dúvida, gerada por pessoas e empresas. E não pelos governos. O Estado deve ser um grande aliado e prover condições necessárias ao desenvolvimento, atuando como facilitador. Seguimos na torcida para que tenhamos uma nova geração de governantes exemplares e, enquanto isso, fazemos a nossa parte.
Acredito muito no poder dos bons exemplos e essa é uma das principais bandeiras da Endeavor – instituição global que apoia empreendedores para acelerar o crescimento de suas empresas e formar uma nova geração de bons exemplos. Em um painel de seleção internacional, neste mês, me tornei um Empreendedor Global Endeavor. Juntamente com o meu sócio, nos somamos a cerca de 1,5 mil empreendedores de 30 países que inovam e prosperam pelo caminho certo.
O processo de seleção é longo e avaliam-se aspectos como o modelo de negócio das empresas, os diferenciais e o potencial de mercado. Entretanto, é na avaliação dos empresários que tocam as companhias que está o mais interessante. São premissas: ética, liderança, a capacidade de formar pessoas e o interesse genuíno em colaborar para o ecossistema do empreendedorismo. É uma grande honra para nós fazer parte deste grupo e entendemos que agora temos o dever de investir e contribuir para que muitos outros sigam esse caminho: perpetuem os negócios, empreguem cada vez mais pessoas, sonhem grande e façam acontecer no país!