Anik Suzuki, CEO da ANK Reputation e membro do Conselho Editorial da RBS
Você já reparou que o pano de fundo dos assuntos que recentemente despertaram grandes debates é o quanto estamos carentes de confiança? Desinformação, fake news, deepfake, inteligência artificial generativa e outras novidades demandam não só esforço extra para se manter atualizado e entender as várias perspectivas sobre os temas, como geram a sensação de que estamos perdendo alguma informação, algum contexto importante.
Olhando para o universo corporativo e institucional, com empresas e instituições também enfrentando questionamentos constantes, assim como para os movimentos da opinião pública, muitas vezes apressada em julgar, não tenho dúvida de que a incerteza repercute nas decisões importantes que tomamos no dia a dia, no que deixamos ou não de fazer. Por isso, neste último mês de 2023, escolhi falar de confiança, como base para o que queremos construir e realizar no próximo ano.
O jornalismo deve estar próximo e conectado com as pessoas, para que a empresa possa conhecer o seu público, e o público possa conhecer a empresa e suas pessoas.
Como é impossível saber tudo sobre tudo o tempo todo, mais do que prever, precisamos contar com quem confiamos. Vale para pessoas, empresas, instituições e para o jornalismo profissional. Mas confiança se conquista. E, para isso, é preciso ser intencional, isto é, ter método, processos, indicadores e responsabilização. Confiança exige proximidade e se constrói com coerência e consistência ao longo do tempo. As inúmeras reflexões que fizemos no Conselho Editorial da RBS vêm ao encontro dessa crença: o jornalismo deve estar próximo e conectado com as pessoas, para que a empresa possa conhecer o seu público, e o público possa conhecer a empresa e suas pessoas.
Já comentei aqui neste espaço a importância da leitura e do jornalismo em todos os aspectos da minha vida – além do prazer de desfrutar de uma reportagem bem-feita, de conhecer opiniões diferentes das minhas e que me ajudam a enxergar novas perspectivas. Sempre que tenho dúvida sobre uma informação ou fato, recorro aos veículos de comunicação e aos profissionais nos quais confio para ter segurança de que é verdadeiro. Acredito que é assim com muitas pessoas, além de mim. Em tempos de transformações, o jornalismo que entrega informação de qualidade, verdadeira e que apresenta as diferentes visões dos fatos será, cada vez mais, fundamental para que a sociedade tenha a confiança necessária para crescer e prosperar. Desejo que 2024 seja incrível para todos!