A Rússia lançou dezenas de mísseis e drones contra a Ucrânia, em uma segunda noite de bombardeios que deixaram pelo menos quatro mortos, informaram as autoridades de Kiev nesta terça-feira (27).
O exército ucraniano afirmou que as tropas de Moscou lançaram 91 dispositivos contra o seu território, dos quais conseguiram derrubar 60 drones explosivos Shahed e cinco mísseis de diferentes tipos.
— Infelizmente, apesar do trabalho eficaz da nossa defesa aérea, quatro pessoas morreram e 16 ficaram feridas — lamentou o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, no Telegram.
— Não se pode cometer crimes contra a humanidade com total impunidade — acrescentou o presidente, que acusou Moscou de ter atacado a população civil e infraestruturas do país.
As mortes ocorreram nas regiões de Zaporizhzhia e Kryvyi Rih, no sudeste da ex-república soviética, invadida pela Rússia em fevereiro de 2022.
— Estão em curso operações de resgate nos locais dos bombardeios e onde caíram os destroços dos mísseis e drones derrubados pelas defesas aéreas ucranianas — explicou Zelensky.
Na madrugada de segunda-feira (26), centenas de pessoas se refugiaram em porões em Kiev para evitar os ataques "em larga escala" de mísseis e drones russos às infraestruturas energéticas da Ucrânia.
Os bombardeios causaram pelo menos quatro mortes e forçaram as autoridades ucranianas a impor cortes de energia de emergência. Alguns bairros de Kiev ainda estavam sem energia elétrica na manhã desta terça.
O principal fornecedor nacional de energia, DETK, já havia alertado na segunda-feira que os cortes poderiam ser prolongados na capital, nas grandes cidades de Dnipro e Odessa e na região de Donetsk, onde se situa o front leste da guerra.
Os bombardeios russos do dia anterior afetaram 15 regiões e, segundo o exército ucraniano, mobilizaram um total de 236 mísseis e drones. Kiev afirma que suas forças destruíram 201 deles.
Desde o início da invasão russa da Ucrânia, a Rússia tem bombardeado regularmente a infraestrutura energética do seu vizinho, forçando as suas autoridades a racionar a energia elétrica.