O exército de Israel anunciou, nesta quinta-feira (26) que realizou uma "operação direcionada" durante a noite com tanques e infantaria na Faixa de Gaza, em preparação para uma incursão terrestre no território controlado pelo Hamas.
Em publicação nas redes sociais, as Forças de Defesa de Israel afirmaram que, durante a noite, realizaram "uma operação de tanques direcionada no norte da Faixa de Gaza, como parte dos preparativos para as próximas fases do combate". "Os soldados deixaram a área no final da atividade", acrescentaram.
Na noite de quarta-feira, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse que, juntamente com o intenso bombardeio de Gaza, está sendo preparada "uma ofensiva terrestre".
Um porta-voz militar israelense confirmou à agência de notícias AFP que a operação recente não foi a primeira vez desde 7 de outubro que soldados e tanques israelenses entraram na Faixa de Gaza em ataques pontuais.
Em 7 de outubro, combatentes do Hamas entraram em Israel vindos da Faixa de Gaza. Na ocasião, mataram cerca de 1,4 mil pessoas, a maioria civis, e fizeram 222 reféns, segundo dados das autoridades de Israel. Entre os israelenses mortos, estão mais de 300 soldados.
No outro lado, mais de 6,5 mil moradores da Faixa de Gaza foram mortos em bombardeios israelenses, incluindo 2.704 crianças, conforme dados divulgados pelo Ministério da Saúde controlado pelo Hamas no território.
Os militares de Israel observaram que, no ataque noturno, "os soldados localizaram e atacaram numerosos terroristas, estruturas terroristas e postos de lançamento de mísseis antitanque, e realizaram trabalhos de organização de área".