A Organização das Nações Unidas (ONU) alertou, nesta terça-feira (3), que um Brexit sem acordo faria os britânicos perderem US$ 16 bilhões de exportações para a União Europeia (UE), e vários outros bilhões para outros países.
Em um estudo da Conferência das Nações Unidas sobre o Comércio e Desenvolvimento (Cnuced), os economistas da ONU indicam que uma perda do acesso preferencial "ao mercado da UE depois de um Brexit sem acordo causaria aos britânicos prejuízos em exportações de, pelo menos, US$ 16 bilhões, o que representa 7% das exportações totais do Reino Unido para o bloco".
Os economistas destacaram que "é uma estimativa conservadora", já que os prejuízos devem ser "muito mais significativos", devido à introdução de "medidas não tarifárias, controles fronteiriços e interrupção das redes de produção" existentes entre Reino Unido e UE.
"A incerteza crescente" à medida que se aproxima a data-limite do Brexit retoma a situação "problemática" para os exportadores do Reino Unido, avaliou a Cnuced. Segundo o estudo, os exportadores mais afetados serão os da indústria automotiva, bem como os setores de produtos de origem animal e têxteis.