Os presidentes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul protagonizaram uma cena histórica nesta sexta-feira (27), ao cruzarem lado a lado a linha de demarcação que divide os dois países. O sul-coreano Moon Jae-in e seu colega do norte, Kim Jong-un, trocaram um caloroso abraço e deram as mãos antes da reunião em que prometeram dar até o fim deste ano um fim à guerra de forma permanente, 65 anos depois do conflito bélico ter acabado com um armistício, ao invés de um tratado de paz.
Esta foi a primeira reunião de cúpula intercoreana em mais de 11 anos. No comunicado, os países afirmaram ainda que estão comprometidos com a desnuclearização da península.
"Coreia do Sul e Coreia do Norte confirmam o objetivo comum de obter, por meio de uma desnuclearização total, uma península coreana não nuclear", diz o documento..
Os dois países devem se reunir com os Estados Unidos e talvez a China (ambos signatários do cessar-fogo) "com o objetivo de declarar o fim da guerra e estabelecer um regime de paz permanente e sólido", destaca o texto.