A Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Economia, anunciou na noite desta quarta-feira (26) a suspensão imediata, via medida cautelar, das operações de assistência financeira (empréstimo fornecido por seguradora) da Sabemi Seguradora. Com a decisão, a empresa, que tem matriz em Porto Alegre e 38 filiais pelo país, fica impedida de conceder novos empréstimos ou créditos consignados a clientes.
A decisão decorre de um processo administrativo iniciado em 2018 pela Susep (que é responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro) por suspeitas de irregularidades na concessão de empréstimos. Segundo a assessoria da Susep, a Sabemi tem que parar imediatamente de comercializar os seus produtos. À empresa, cabem recursos na Justiça para reverter a decisão.
O público principal da Sabemi no ramo dos empréstimos é formado por servidores das Forças Armadas de todo o país. A Sabemi, uma das maiores seguradoras do Brasil, se declarou surpresa e disse que tentará reverter a decisão. A punição imposta pela Susep é por tempo indeterminado, tendo a Sabemi 30 dias para recorrer no próprio órgão regulador.
O Grupo de Investigação da RBS (GDI) revelou que a Sabemi Seguradora era uma das beneficiárias de fraude contra aposentados do INSS. O esquema envolvia a falsificação da assinatura dos idosos para incluir nos seus contracheques descontos por seguros não autorizados. A empresa está sob investigação da Polícia Federal (PF) por crimes contra o sistema financeiro e abriu um canal de atendimento para ressarcir os lesados pelo golpe.
Confira a nota da Susep:
Em relação à Sabemi, nesta quarta-feira, 26/06, a Susep comunicou a empresa sobre medida cautelar de suspensão imediata das operações de assistência financeira. Cabe ressaltar que tal medida foi tomada em face de processo sancionador iniciado em 2018.
Confira a nota da Sabemi:
A SABEMI esclarece que foi surpreendida no final da tarde de hoje com a notícia e já está tomando as providências necessárias para acessar a SUSEP de forma a poder esclarecer e reverter o mal-entendido.