Uma gerigonça feita com peças de Fusca. É assim que o criador da "Girifuca" define a obra, um artefato engenhoso que serve para assar carne de ovelha em fogo de chão ou sobre a churrasqueira de tonel. Só no acampamento deste ano, já foram realizados pelo menos dez churrascos sob a estrutura.
Reaproveitando peças antigas do carro que foi sucesso nacional por volta dos anos 70, o bancário aposentado Telmo Cecchin decidiu inovar durante a Semana Farroupilha e criou uma peça que atrai muitos olhares para o piquete Recanto Gaudério.
Com uma estrutura metálica vertical e três bases horizontais, onde a carne é amarrada com arame, a invenção tem até uma direção original de Fusca. Através dela, o assador pode aproximar ou distanciar a ovelha do fogo, e fazer um giro de 360º para melhor dourar a carne. A invenção foi de Cecchin, mas quem fez a ideia sair do papel mesmo foi seu mecânico.
- Sou apaixonado por churrasco, isso sim! Mas não entendo nada de engrenagem - diz o aposentado, dividindo a autoria da obra.
Questionado sobre custos, Cecchin ensaiou uns cálculos mentais e concluiu que os gastos totais com a obra não teriam passado de R$ 500. Se for para vender, porém, se recusa a pensar em valores. Nem o dobro do valor compensa o valor da diversão.
Diferente
"Girifuca" inova na forma de assar carne de ovelha no Acampamento Farroupilha
Equipamento montado no Piquete Recanto Gaudério faz sucesso entre os visitantes
GZH faz parte do The Trust Project