O governo estadual fará a entrega de moradias provisórias para famílias que perderam casas na enchente em dois municípios na quinta-feira (31). A primeira será em Triunfo, com início às 14h, e a segunda em Rio Pardo, às 15h30min.
O governador Eduardo Leite e o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Carlos Gomes, deverão estar presentes nas duas cerimônias. As autoridades se deslocarão de helicóptero entre os municípios após a primeira entrega.
O ato em Triunfo, na Região Carbonífera, estava previsto para a semana passada, mas foi adiado em razão do alerta para aproximação de um ciclone no Estado. Na quinta, serão entregues 48 residências provisórias no município.
Na sequência, ocorre a cerimônia de entrega das residências provisórias em Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo. Em um primeiro momento, serão entregues 20 casas, mas há previsão de que mais 20 unidades sejam disponibilizadas nas próximas semanas. Segundo a secretaria estadual de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), o terreno que receberá as próximas 20 residências ainda está em fase de preparação.
Até agora, três cidades do Vale do Taquari receberam casas temporárias do governo do Estado após a enchente de maio. A primeira foi Encantado, que recebeu 30 unidades em agosto, seguida por Cruzeiro do Sul, com 28, e Estrela, com 86, ambas em setembro. O Painel da Reconstrução, desenvolvido pelo Grupo RBS, monitora essas entregas.
O governo estadual pretende instalar pelo menos 500 residências temporárias para os atingidos pela enchente no Estado. Com investimento total de R$ 66,7 milhões, os municípios de Arroio do Meio, São Leopoldo, Eldorado do Sul e São Jerônimo também devem ser contemplados.
As moradias provisórias são desenvolvidas por construção modular em chassi metálico. As unidades têm 27 metros quadrados de área e são compostas por um dormitório, um banheiro e sala e cozinha conjugadas. As casas têm ainda mobiliário sob medida e eletrodomésticos, como fogão e geladeira.
Porta de Entrada
Um dia antes da entrega das moradias provisórias, ocorre, na quarta-feira (30), a cerimônia de abertura simbólica do feirão digital do programa Porta de Entrada. O evento terá início às 9h30min, no Palácio Piratini, e também terá a presença do governador Eduardo Leite e do secretário Carlos Gomes. Na cerimônia, serão assinados o termo de cooperação com a Assembleia Legislativa e o contrato com a Caixa Econômica Federal.
O Porta de Entrada disponibiliza R$ 20 mil para que famílias com renda de até cinco salários mínimos e que não tenham outra casa possam adquirir um imóvel. O valor deve ser utilizado como parcela de entrada do financiamento habitacional.
Conforme a Sehab, 15,4 mil pessoas estão inscritas para participar do Porta de Entrada. O programa é aberto a todas as famílias que se encaixam no critério de renda estabelecido, não apenas àquelas que perderam casas na enchente de maio.
Além do feirão digital, também deverá ocorrer outro presencial para acelerar as transações dentro do Porta de Entrada. O evento está previsto para os dias 8 e 9 de novembro, no armazém 6 do Cais Mauá, no Centro de Porto Alegre.