A passagem de temporal pela Região Metropolitana e outras regiões do Estado ao longo desta quinta-feira (24) assustou a população pela intensidade da chuva e força das rajadas de vento. Imagens capturadas em Porto Alegre e em Taquara mostram a passagem das nuvens carregadas, escurecendo o céu dos dois municípios e promovendo transtornos.
Na Capital, a instabilidade, provocada por um ciclone extratropical, promoveu a queda de árvores em diferentes pontos. Na orla do Guaíba, a força do vento empurrou banheiros químicos da calçada para o meio da Avenida Edvaldo Pereira Paiva. Por volta do meio-dia, as rajadas atingiram os 83 km/h, segundo a Climatempo.
No noroeste gaúcho, imagens capturadas pelo Observatório Heller & Jung, em Taquara, mostram nuvem prateleira, caracterizadas por anteceder a chegada de tempestades e ser acompanhada por fortes rajadas de vento.
Em todo o Estado, ao menos 526 mil pontos ficaram sem energia elétrica após a passagem do temporal.
O fenômeno está relacionado a um ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a Fronteira Oeste durante a madrugada. A previsão para Porto Alegre e região é de chuva intensa, com volume de até 50 milímetros por hora nesta quinta-feira, além de vento que pode ultrapassar os 90 km/h.
A tempestade segue avançando em direção ao Oceano Atlântico, trazendo nuvens carregadas de chuva para as áreas costeiras do Estado.
Alerta até sexta-feira
A Defesa Civil de Porto Alegre emitiu um alerta válido até sexta-feira (25) com base em boletins meteorológicos da Sala de Situação da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).
Durante esse período, há risco de chuva forte acompanhada de vento intenso, que podem causar alagamentos pontuais e inundações em córregos e arroios, afetando áreas urbanas da Capital.
O ciclone deverá se afastar para o alto-mar na sexta-feira, indica a Climatempo, o que diminuirá a intensidade das condições adversas. No entanto, vento forte ainda deve ser registrado no início do dia, com gradual perda de força ao longo do período.
No sábado (26), a temperatura deve cair, promovendo um fim de semana com clima ameno e tempo firme no território gaúcho, após dias de instabilidade.