Na tarde desta quinta-feira (24), após 526 mil imóveis chegarem a ficar sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, em decorrência da tempestade que atinge o Estado, o número de clientes desabastecidos começou a reduzir. Às 22h30min, eram 282,8 mil.
Conforme o balanço mais recente, das 17h30min, são 151,8 mil clientes sem luz na área da RGE. Já na área da CEEE Equatorial eram 131 mil, às 22h30min.
Conforme a RGE, as interrupções ocorrem, principalmente, nas regiões Metropolitana, Norte, Vale do Sinos, Serra, Planalto e Vale do Taquari.
O pico de imóveis desabastecidos nas regiões atendidas por essa concessionária foi de 291,5 mil, por volta das 12h40min. Segundo a empresa, o vento forte arremessou galhos e objetos sobre fios e outros equipamentos da rede.
Na área da CEEE Equatorial, chegaram a ser 262 mil clientes desabastecidos, a maior parte na Região Metropolitana.
As cidades mais atingidas segundo a empresa são Porto Alegre, Viamão, Terra de Areia e Alvorada. A CEEE Equatorial afirma ter mobilizado profissionais conforme um plano de contingência, buscando reestabelecer a energia elétrica.
Vento de 83 km/h
De acordo com a Climatempo, por volta do meio-dia, as rajadas de vento na Capital atingiram 83 km/h.
Além da falta de energia elétrica, as rajadas de vento derrubaram pelo menos 37 árvores em vias e casas de Porto Alegre.
Até as 13h30min, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrava 27 ocorrências abertas, sendo dois bloqueios totais de vias por árvores derrubadas, outros dois por postes e fios caídos e 17 semáforos com problemas de funcionamento.
Dicas de segurança
- Fique longe das janelas para evitar riscos com vidros quebrados ou objetos que possam ser lançados pela ventania;
- Se estiver dirigindo, permaneça no carro, pois o veículo oferece proteção contra raios;
- Caso esteja na rua, evite tocar em itens de metal ou elétricos, pois podem conduzir eletricidade;
- Afaste-se de árvores e terrenos abertos para minimizar o risco de ser atingido por um raio;
- Mantenha-se afastado caso se depare com fios e cabos ao solo.
- Fonte: CEEE Equatorial
Canais de atendimento
RGE
Em caso de falta de energia chame a RGE através de um dos canais de atendimento:
- SMS: Envie mensagem com o SEU CODIGO (que consta na conta de energia elétrica) para o número 27350.
- WhatsApp: (51) 9 9955.0002
- Site: www.rge-rs.com.br
- App: CPFL Energia (disponível para Android e iOS)
- Call Center: 0800 970 0900.
CEEE Equatorial
Em caso de emergências elétricas, entre em contato com a CEEE Equatorial por meio dos canais de atendimento:
- Whatsapp Clara (51) 3382-5500, para solicitar religação e informar falta de energia (basta adicionar o telefone à sua lista de contatos);
- Site ceee.equatorialenergia.com.br;
- Central de Atendimento: 0800 721 2333.
Colaborou Maria Stolting