A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) cobrou os planos de contingência da RGE e CEEE Equatorial, diante da previsão da chegada de um ciclone extratropical ao Rio Grande do Sul. O evento deve causar chuva intensa e rajadas de vento de até 100 km/h.
Uma reunião foi realizada nesta quarta-feira (23) com representantes do governo do Estado e das concessionárias, além da Defesa Civil.
Segundo a Aneel, as distribuidoras apresentaram planos de contingência para enfrentar o evento climático extremo, incluindo mobilização de veículos, equipes, comunicação, mapeamento de cargas críticas e prioritárias para o restabelecimento.
De acordo com a RGE e CEEE Equatorial, equipes serão mobilizadas de forma antecipada em caso de vento forte.
A CEEE também informou que reuniu subestações móveis e a distribuição de geradores em pontos estratégicos para caso de necessidade, além de reforçar estoques de material elétrico.
Ambas as concessionárias emitiram orientações para a população. Entre as recomendações, evitar ficar próximo de janelas e tocar em itens de metal ou elétricos, além de afastar-se de árvores.
Quem estiver dirigindo deve permanecer no carro, já que o veículo oferece proteção contra raios.
Ainda segundo a Aneel, a prestação de serviço vai ser monitorada também pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs).