Nesta sexta-feira (27), 86 moradias provisórias destinadas a famílias que perderam as casas durante a enchente foram inauguradas em Estrela, no Vale do Taquari. Com isso, o município não tem mais nenhuma família acolhida nos abrigos montados na cidade, pois a entrega possibilitou a desativação dos últimos três locais públicos.
Participaram da entrega das chaves o governador do RS, Eduardo Leite, e o titular da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab), Carlos Gomes.
— Essas casas temporárias são mais do que tijolos e concreto. São um símbolo de dignidade, segurança e de recomeço para as 86 famílias, que hoje deixam os abrigos para reencontrar a privacidade e o conforto de um lar — destacou Leite.
Segundo o governo do Estado, os módulos habitacionais estão divididos em dois terrenos — 59 no bairro Novo Paraíso e 27 no bairro Imigrantes.
Esta foi a terceira entrega do tipo realizada pelo governo estadual. Em agosto, o Piratini repassou as primeiras 30 unidades, em Encantado, além de mais 28 no início deste mês, em Cruzeiro do Sul. O Painel da Reconstrução, desenvolvido pelo Grupo RBS, monitora estas entregas.
Ao todo, 500 residências temporárias serão entregues entre todas as cidades contempladas.
Próxima entrega
O governo do Estado prevê que a cidade de Triunfo, no Vale do Caí, seja a próxima a receber moradias provisórias. A expectativa é que a entrega ocorra ainda em outubro. O município informou que está em fase de conclusão das contrapartidas para receber as casas, como a preparação do terreno, instalações hidráulicas e esgoto. A parte elétrica começará a ser montada na próxima segunda-feira (30). Serão entregues 48 moradias provisórias na cidade.
Também receberão moradias as cidades de Arroio do Meio (40), Rio Pardo (39), São Leopoldo (60), São Jerônimo (18) e Eldorado do Sul (aguarda definição), que estão em processo de preparação das contrapartidas, mas em estágio menos avançado.
Casas definitivas
O governo estadual também está providenciando casas definitivas. Com investimento de R$ 58,7 milhões, serão construídas, na primeira etapa do programa, 422 unidades em 11 municípios.
No caso das unidades definitivas, a entrega ocorrerá 120 dias após a conclusão do preparo dos terrenos, que é realizado pelas prefeituras. Arroio do Meio, Encantado e Santa Tereza já estão com os terrenos preparados e barracões de obras iniciados.