A Justiça decidiu prorrogar por mais 90 dias o afastamento cautelar de integrantes da Defesa Civil de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Eles são investigados por desvios de doações destinadas a pessoas afetadas pela enchente de maio.
A decisão foi proferida nesta quinta-feira (29), pelo juiz João Carlos Leal Júnior, da 2ª Vara Judicial da Comarca de Eldorado do Sul. Conforme o magistrado, a medida é necessária para garantir o trabalho de investigação e elucidação dos fatos apurados.
Em 25 de maio, três agentes da Defesa Civil de Eldorado foram alvos de uma operação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS). Na ocasião, eles foram afastados de forma temporária. Os mandados foram cumpridos nas casas dos suspeitos, na prefeitura e em depósitos da cidade. Na ação, foram apreendidos celulares, documentos, dinheiro e outros itens.
Na decisão do Judiciário, também foi negado o pedido de restituição dos celulares dos agentes investigados. Além disso, a Justiça indeferiu o acesso integral da defesa ao processo.